Monday, August 18, 2008

Um cabo-verdiano no mundial de bodyboard

Quarenta mil dólares é o prize money para a categoria masculina desta 13ª edição do Sintra Portugal Pro que faz parte do circuito mundial de bodyboard. A prova terá lugar de 27 a 31 de Agosto e conta com uma larga participação de concorrentes ao pódio. Se em 2007 inscreveram-se 180 contra 130 um ano antes, em 2008 encara-se com normalidade a possibilidade desta cifra ultrapassar os 200. Trata-se da prova mundial de bodyboard com mais inscritos e maior prize Money.

A edição deste ano conta com a participação do cabo-verdiano Yannick D’Oliveira, bodyboarder do clube Ludens de Machico da ilha da Madeira. Na qualidade de campeão daquela ilha, Yannick está também a competir no campeonato nacional português. A ideia de participação no mundial é de estar entre os melhores bodyboarders para também ser um deles, assim pensa o director técnico do Ludens- Nuno Silva.
Yannick tem 22 anos e vive na Madeira desde 1992. Filho de pais cabo-verdianos, desloca-se frequentemente ao país de origem para preparar-se nas ondas de Santiago e das restantes ilhas.

Yannick fazendo um “túnel”
Patrocinado pela recém-criada marca nacional - SANTIAGO SELVAGEM, o bodyboarder cabo-verdiano diz trabalhar durante todo o ano tanto a vertente física como a técnica. Por não se tratar de um desporto convencional que se submete a calendários rígidos, o atleta vê-se na obrigação de estar pronto a qualquer momento em que o mar apresente as melhores condições para treinos e provas. A resistência aeróbica, a flexibilidade e a duração em estado de apneia, são qualidades essenciais que devem ser adquiridas e desenvolvidas pelos bodyboarders de alta competição.
Sintra Portugal 2008 é uma organização da Federação Portuguesa de Surf e conta com o patrocínio e apoio de várias empresas e instituições. Mais pormenores sobre o evento poderão ser encontrados no seguinte site: www.sintraportugalpro2007.blogspot.com
Emanuel C. D’Oliveira - Asemana

No comments:

Post a Comment