Monday, September 8, 2008

Sonho paralímpico de Artimiza Siqueira não começa bem


Começou de forma frustrante a participação cabo-verdiana nos Jogos Paralímpicos de Pequim. Artimiza Siqueira não pôde competir no lançamento de dardo, modalidade atletismo, categoria f-42, no Estádio Nacional, conhecido como “Ninho do Pássaro”.

"Tivemos problemas com a chegada ao local de inscrição final no estádio, na prova de lancamento de dardo, e ficamos de fora por falta de comparência. A equipa está muito triste, mas esperamos que amanhã, 09, às 17:00 (horário da China) na prova de lançamento de peso corra melhor", explica Rodrigo Bejarano, do Comité Parlímpico Cabo-verdiano. Siqueira detém o recorde africano desta prova, o que era motivo de esperança para a conquista de um resultado expressivo.
Cores de Cabo Verde invadem a China
No último sábado, 06, a delegação de Cabo Verde participou da Cerimónia de Abertura dos Jogos no “Ninho do Pássaro”, desfilando às 11h45, horário da Praia. Coube ao secretário-geral do Comité Paralímpico Cabo-verdiano, Rodrigo Bejarano, com muita empolgação, conduzir a bandeira das ilhas. Artimiza e seu treinador, René Zaragoza, também estavam maravilhados e esbanjavam sorrisos.
No site oficial da competição, http://en.paralympic.beijing2008.cn/, é possível acessar a página oficial de Artimiza Siqueira e saber informações sobre esta experiência internacional da moradora da Praia. A atleta, de 26 anos, ainda volta ao estádio amanhã, 09, e domingo, 14, onde disputa as provas de lançamento de peso e disco, respectivamente. Fica a torcida dos cabo-verdianos pelo sucesso da compatriota!
Página pessoal de Arimiza Siqueira -
http://results.beijing2008.cn/WRMP/ENG/BIO/Athlete/2/1207542.shtml)
Emoção na cerimónia
Vários foram os momentos emocionantes durante a Cerimónia de Abertura dos Jogos Paralímpicos de Pequim. Li Yue, uma menina de 12 anos, que perdeu a perna esquerda no terramoto de Sichuan, em Maio, encantou o público com uma apresentação de balé. Mesmo depois da tragédia, Yue não desistiu do seu sonho de ser bailarina. Outra apresentação marcante foi a de Jin Yuanhui, um pianista cego.
Hou Bin, campeão chinês, após ser içado na sua cadeira de rodas ascendeu a tocha olímpica e deu início, oficialmente, aos Jogos. Cerca de quatro mil atletas de todo o mundo buscam medalhas, dando exemplos de superação, até o dia 17 de Setembro.
Felipe Torres-Asemana

No comments:

Post a Comment