Friday, October 10, 2008

Segunda Fase de qualificação conjunta CAN Mundial 2010: JORNADA DAS DECISÕES


Praia, 10 de Outubro - Amanhã é dia das decisões na segunda fase de qualificação conjunta para a CAN e Mundial de 2010. A última jornada desta etapa poderá reservar algumas surpresas, porque até este momento apensa três selecções já garantiram o primeiro lugar nos respectivos grupos (Camarões, Benin e Nigéria). Os 12 primeiros classificados passam directamente à fase seguinte juntamente com os 8 melhores segundos lugares.
No grupo 1, Cabo Verde é obrigado a vencer a Tanzânia para poder tentar a qualificação entre os 8 melhores segundos, e os Camarões que ocupam a primeira posição recebem as Maurícias para o cumprimento do Calendário.
Guiné Conacri e Quénia vão disputar o primeiro lugar no grupo 2, enquanto Zimbabué é obrigado a vencer a Namibia para depois ficar à espera de um deslize da Guiné Conacri no outro embate da poule.
Benin já com o passaporte para a fase seguinte vai ter pela frente o Uganda, que jogando em casa vai tentar qualificar-se entre os melhores segundos. No outro desafio do grupo 3 jogam: Angola x Níger, sem hipóteses remotas de qualificação para a terceira fase.
A Nigéria poderá fechar esta etapa com 6 vitórias em igual número de jogos, caso vença a Serra Leoa, no encontro da última jornada do grupo 4. Guiné Equatorial e África do Sul jogam apenas para o cumprimento do calendário.
No grupo 5, a Líbia vai fazer tudo para manter o primeiro lugar na sua deslocação ao terreno do Gabão, que tem também a obrigação de vencer para garantir a qualificação para a fase seguinte. Já o Gana, que defronta o Lesoto, último classificado do grupo fica à espreita de um deslize da selecção gabonesa para tentar entrar no grupo dos 20 qualificados para a 3ª fase.
Na poule 6, Argélia que já está apurada vai ter pela frente a Libéria última classificada, enquanto Senegal e Gambia com 8 pontos cada tentam a segunda vaga do grupo.
Conservar o primeiro lugar no grupo 7 é o objectivo da selecção da Costa do Marfim, que recebe o combinado da Madagáscar, segundo classificado. Botsuana e Moçambique vão estar frente a frente, à espreita de um deslize dos malgaches.
No grupo 8 constituído por três selecções, devido à desqualificação da Etiópia, o Ruanda com nove pontos já está qualificado para a fase seguinte. A selecção do Marrocos é obrigada a vencer a Mauritânia para poder assumir o primeiro lugar no grupo.
Na poule 9, Burkina Faso e Tunísia já garantiram a passagem a fase seguinte. Os tunisinos defrontam a selecção das Seicheles e o Burkina Faso desloca-se ao terreno do Burindi.
Mali e Congo com 9 pontos cada vão tentar garantir o primeiro lugar no grupo 10. Mali recebe o Chade e o Congo desloca-se a Omdurman para defrontar o Sudão.
No grupo 11 constituído por 3 selecções devido a desistência da Eritreia, as coisas estão mesmo complicadas. A Zâmbia que já terminou a sua participação está provisoriamente no primeiro lugar com 7 pontos fica à espera do resultado do jogo entre Togo e Suazilândia com 3 e 4 pontos respectivamente.
No grupo 12, Malawi e RD Congo com 9 pontos cada, vão se defrontar para definir quem acompanha o Egipto que soma 12 pontos. Os Faraós jogam com o Djibouti, que ainda não pontuou no grupo.
De recordar que os 12 primeiros classificados passam directamente para a terceira fase de qualificação conjunta para a CAN e Mundial de 2010, enquanto são repescados os 8 melhores segundos.
Liberal

No comments:

Post a Comment