Tuesday, December 30, 2008

Campeão do Mundo de Kitesurf é a maior proeza desportiva de 2008


*** Por Simão Rodrigues, da Agência Inforpress ***

Praia, 30 Dez (Inforpress) - A conquista do campeonato do Mundo de kitesurf, na disciplina de onda, pelo atleta cabo-verdiano, Mitú Monteiro, afigura-se como a maior proeza do desporto nacional durante todo o ano 2008. Uma proeza inédita e que engrandece o nome de Cabo Verde na alta competição.
Trata-se de uma prova realizada em quatro países diferentes: França, (1ª etapa), Portugal (2ª etapa), Brasil (3ª atapa), Marrocos (4ª e última fase). Mitú Monteiro, Campeão do Mundo na disciplina de onda, havia sido eleito em Julho último o "Water Man", após ter triunfado no Triaction de desportos de ondas, na Praia de Cruz em Portugal.
Ainda a nível dos desportos náuticos, o windsurfista brasileiro e detentor do título mundial do Campeonato do Mundo da modalidade, Kauli Seadi, foi o grande vencedor do Circuito de Ponta Preta, na ilha do Sal.
Por seu turno, o surfista santiaguense, Cabungo, e o bodyboarder mindelense, Esquema, triunfaram na II edição do Open Sandy, realizada na praia do mesmo nome, pelo Skibosurf Clube do Mindelo.
Futebol - Outro grande acontecimento do ano é, sem dívida, a conquista do tricampeonato nacional pelo Sporting Clube da Praia, agremiação que logrou conquistar na região sua desportiva, Santiago Sul, todas as provas em disputa: sagrou-se tetra campeão regional, conquistou a Supertaça e a Taça da Região Desportiva de Santiago Sul e Taça Santiago. A nível individual, o título do Melhor Jogador sorriu a Duquinha, futebolista do FC Derby.
O ano foi ainda marcado pela forma sensacional como o Sporting Clube da Praia eliminou o ASFAR de Marrocos em jogo dos preliminares da Liga Africana dos Clubes Campeões. Depois de ter sido derrotado fora de portas por três bolas a zero, anulou a desvantagem na segunda-mão realizada no Estádio da Várzea, tendo conquistado a passagem para os 16 avos da final na lotaria das grandes penalidades.
Já a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) e empresa GDP-SGPS assinaram um protocolo no âmbito qual a primeira disponibilizou uma verba para a contratação da nova equipa técnica da selecção nacional de futebol.
O contrato, que tem a vigência de 3 anos, estabelece uma quantia anual de 8 mil e 400 contos destinada à remuneração da equipa técnica da Selecção. Neste sentido, o treinador luso, João de Deus, foi apresentado como o novo seleccionador nacional de futebol.
Entretanto, a selecção cabo-verdiana de futebol fez a sua estreia nas eliminatórias para o CAN e Mundial de 2010 em Junho defrontando em Yaounde, a sua congénere dos Camarões, jogo a contar para a primeira jornada do Grupo, composto ainda pela Tanzânia e Ilhas Maurícias. Apesar de ter terminado na segunda posição, Cabo Verde não se qualificou sequer para a CAN.
Por seu turno, a selecção nacional sub-20 de futebol participa na 2ª Edição do Torneio Internacional Campos Verdes, que se realiza de 14 a 19 de Abril, em Beja, Portugal.
Para além da equipa lusitana, esta edição do Torneio Campos Verdes conta com o concurso das selecções nacionais da Irlanda do Norte e dos Estados Unidos da América.
Entretanto, 2008 fica indubitavelmente manchado pela morte de três nomes sonantes do futebol cabo-verdiano. Carlos Alhinho morre de acidente em Angola. O desportista, que foi jogador e treinador de futebol a nível internacional, faleceu aos 59 anos.
Também o ex-futebolista do Mindelense e da Selecção Nacional, Humberto Delgado conhecido no meio futebolístico por Nhô Beta, falecera na sua terra natal. Na ilha do Sal, João Sança Gomes, ex - presidente de Santa Maria e da Associação Regional de futebol local, foi atropelado mortalmente, quando fazia o seu footing matinal em Santa Maria.
Ainda no futebol, o Conselho de Disciplina da Associação de Futebol de São Vicente deliberou punir o defesa central Nando, o guarda-redes Fock e o dianteiro Kadú, todos do Clube Sportivo Mindelense, com 100 dias de suspensão e multa de 20 mil escudos.
Atletismo: O atleta cabo-verdiano, Nelson Cruz, qualifica-se entre os 50 melhores maratonistas do mundo, ao se posicionar no meio da tabela da Maratona, considerada a “prova rainha”, que foi disputada na XXIX edição Jogos Olímpicos, de Pequim 2008.
Neste maior evento desportivo do Planeta, Cabo Verde fez-se representar ainda pela atleta Wânia Monteiro, na disciplina de Ginástica Rítmica Desportiva.
A nível nacional, Adilson Spencer impôs a sua hegemonia nas provas de fundo realizadas em diversos pontos do território nacional, ao somar dezenas de títulos e troféus.
Considerado atleta do Ano, revalidou o título da Meia Maratona Circular da Praia, venceu a prova Nacional dos 10 mil metros na cidade de São Filipe em saudação ao Dia do Desporto cabo-verdiano e ganhou todas as corridas realizadas pela Federação Cabo-verdiana de Atletismo a nível nacional. Adilson Spencer perdeu apenas a prova da Meia Maratona Internacional Cidade da Praia para o português, Paulo Guerra, uma referência do atletismo Mundial, sobretudo na modalidade de corta-mato.
O Campeonato Nacional, realizado na ilha do Sal, desvenda novos atletas e, Américo Monteiro, o grande vencedor da prova, surge na linha da frente do atletismo nacional.
Basquetebol – A selecção nacional Medalha de Bronze no Campeonato Africano das Nações, (Afrobasket 2007), integrou o Grupo B do Torneio de Qualificação Olímpica em Atenas, Grécia, juntamente com os combinados nacionais da Alemanha e Nova Zelândia, mas falhou a qualificação olímpica.
Um ano um tanto ou quanto conturbado, marcado pelas indefinições do Campeonato Nacional que terminou com a vitória do Spartack da ilha do Fogo, uma equipa sem expressão desta modalidade a nível nacional, mas que beneficiou da retirada do campeão da Zona Norte, Mindelense e da desqualificação do Campeonato de Santiago Sul, quando, tanto as equipas do ABC como o Seven Stars reivindicavam o título de campeão de Santiago Sul.
Entretanto, Cabo Verde esteve representado na reunião ordinária do Bureau Central da FIBA-África, na cidade do Cairo (Egipto), pelo antigo secretário-geral da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, Henry Gomes, actualmente a exercer as funções de vice-presidente da Comissão da Zona II.
A nível individual, Tininha, Rodrigo Mascarenhas e Marques Hotman conquistaram o Campeonato Africano de Clubes pelo 1º de Agosto, e Adbulay Faty reforçou o Desportivo de Huíla (Angola)
Andebol - As equipas da Estrela d’Andebol e Académica do Sal revalidaram o título de campeãs nacionais de andebol, em feminino e masculino, respectivamente.
Na final disputada diante da Académica do Mindelo, a formação da Estrela, equipa representativa de Santiago Sul, revalidou o título com uma folgada vitória de 38-21 e em masculino a Académica do Sal derrotou o Paiol nos últimos segundos da partida num jogo de emoções.
Ginástica - As ginastas Joseane Barros e Viviane Monteiro, da Praia, e Mayra Soares, São Vicente, conquistaram o 11º Campeonato Nacional da Ginástica Rítmica Desportiva, nos escalões sénior, júnior e pré-júnior, respectivamente.
A ginasta sénior Kátia Oliveira foi a grande vencedora da 11ª edição da Taça da Praia, em Ginástica Rítmica Desportiva
A Associação da Ginástica da Praia, GIMNARTE, homenageou este mês de Dezembro, na Praia, a Mulher cabo-verdiana, numa prova denominada Esperança do Mundo.
Artes Marciais - A selecção de Cabo Verde de karaté participa no Open Internacional de Paris na capital francesa com os cinturões negros Pulo Fernandes, cabo-verdiano radicado na África do Sul e que detém o título nacional de Moçambique e da África do Sul, e os praticantes residentes, como Dimas Tavares, Arlindo Barros, Victor Marques, José Belmiro, Araújo e Emanuel Vaz.
O Centro Cabo-verdiano de Karaté (CCK) promove um Estágio de Jujitsu, na cidade da Praia, orientado pelo mestre Silva, um cabo-verdiano graduado com o 5º Dan, residente nos Estados Unidos da América.
Os praticantes do aikido cabo-verdiano, Jorge Pires e André Silva Tavares, foram graduados na cidade da Praia com o 2º Dan desta modalidade das artes marciais pelas instituições reconhecidas a nível mundial desta arte oriental.
Mestres e professores das artes marciais nacionais e internacionais participam no III Festival Internacional da Capoeira no Mindelo.
Ténis – Michel Ramos revalida o título de Campeão Nacional em sénior masculino. Denira, de São Vicente sagrou-se campeã nacional em seniores femininos, Nandinho, da Praia, conquistou o campeonato dos sub-18; Alcides júnior chamou a si o título a nível dos sub-16.
Dinis, da ilha do Sal, foi o grande vencedor em sub-16, sendo que a nível dos veteranos José Borges brindou a conquista do título; e o court de Ténis da Várzea, na cidade da Praia recebe a fase final do “Open CV Telecom”, evento enquadrado nas festividades comemorativas do 13º aniversário desta empresa cabo-verdiana de telecomunicações.
Voleibol - A Académica do Mindelo, em femininos, e o ABC da Praia, em masculinos, sagraram-se, campeões nacionais de voleibol época 2008.
Para as meninas da Micá, que venceram as do ABC por 3-0, é a conquista do hexa campeonato nacional (sexto consecutivo), o que só por si revela e confirma a hegemonia da Académica do Mindelo no território nacional do voleibol feminino.
Também nesta modalidade, vinte e oito treinadores de voleibol receberam, os certificados internacionais que os habilitam como treinadores de nível um da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
Boxe – Apesar de 2008 ter sido uma temporada marcada por uma crise institucional, face a desentendimentos entre os presidentes da Federação e da Associação de Santiago Sul, a selecção conseguiu registos internacionais, sendo de destacar a conquista da Medalha de Prata no Campeonato Africano realizado. nas Ilhas Maurícias, pelo atleta jacinto Napoleão, Pulá.
Os pugilistas das regiões desportivas Norte e Sul da ilha de Santiago conquistaram, no Mindelo, seis dos sete títulos nacionais de boxe em disputa.
Lisandro Alves, de Santiago Norte, venceu Fernando Jorge, de São Vicente, na categoria 54 quilogramas; Vanildo Santos, na categoria 57 quilogramas, Vladimir Pereira, 60, Adilson Semedo, 64, Jacinto do Napoleão do Rosário, 75 e Jean Paul Lipidji, 81, são os restantes campeões nacionais de Santiago consagrados no Mindelo.
A nível geral, 2008 ligado a uma série de formações e palestras, realizadas pela pelas federações internacionais como a FIFA, FIBA; FIV, DGD, federações nacionais e sociedades regionais nas mais diversas modalidades desportivas destinadas aos árbitros, treinadores, dirigentes de entre outros agentes desportivos.
Cabo Verde teve uma participação cinzenta nos VI Jogos Desportivos da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) realizada no Rio de Janeiro (Brasil). Levou uma comitiva composta por 70 integrantes, envolvendo as modalidades de futebol e andebol (masculino), voleibol de praia (masculino e feminino), atletismo (masculino e feminino) e desporto para portadores de deficiência. Os deficientes voltaram a salvar as honras da casa com a conquista de duas medalhas.

Inforpress

HOME

No comments:

Post a Comment