Monday, December 8, 2008

Campeão Mundial de Karaté dá show nas terras de Chiquinho


Corre-lhe a fama como campeão mundial de karaté e coreógrafo nos grandes filmes de artes marciais, mas a sua grandeza espiritual e afectiva faz-lhe pisar a terra do seu umbigo sempre que possível, para encontrar a paz e o sossego. É assim que Emanuel Bettencourt, não obstante os compromissos profissionais, deixados pendentes na Alemanha, soube agarrar na primeira oportunidade o convite para Cabo Verde, precisamente para a Vila da Ribeira Brava, na ilha de Chiquinho, para demonstrar os seus dotes.

O ex-mecânico da aviação, agora campeão mundial de karaté por cinco vezes, e coreógrafo em vários filmes, despertou a atenção dos espectadores da Vila da Ribeira Brava, aquando da sua apresentação. Emanuel Bettencourt mostrou que o karaté "não é somente uma disciplina de socos e ponta pés, mas encantadora e capaz de proporcionar o desenvolvimento físico-mental de um indivíduo, bem como o melhoramento da sua auto-defesa, preparando-o para qualquer tipo de situações". Uma modalidade, acredita, que poderá vir a conhecer um outro cenário no desporto caboverdiano se todos os praticantes encararem-no com "seriedade", embora reconheça o potencial de muitos praticantes. Em São Nicolau, o karaté é uma novidade desportiva para os jovens que deram o seu voto de satisfação, com presença massiva no Polivalente da Vila da Ribeira Brava, onde decorreu a apresentação de Emanuel Bettencourt e demonstração de box, por parte de um grupo de jovens.
O campeão mundial que vive, actualmente na Alemanha, quis rever a terra, encontrar a paz e o sossego para desanuviar o stress do trabalho que vive na Europa. Não obstante as responsabilidades profissionais, deixados pendentes por alguns dias, o desportista aceitou, na primeira oportunidade, o convite para demonstrar aos ribeirabravenses os seus dotes como karateca. Uma oportunidade também aproveitada para conhecer a ilha de São Nicolau.
Conta Bettencourt que "este convite surgiu através da longa amizade que tenho com o actual presidente da Câmara Municipal, Américo Nascimento, que conheço há mais de 20 anos. Como amigo, não lhe podia negar o pedido que era o de vir participar nas actividades, enquadradas nas festas do município".
Como todos os caboverdianos na diáspora, Bettencourt, por mais esgotado de trabalho que esteja, sempre que tiver a oportunidade de pisar a terra, nem que seja por um dia sente-se totalmente "relaxado e normal".


O Ingresso na vida dos campeões
De mecânico de aviação, Emanuel Bettencourt é hoje, actor e campeão mundial de karaté, um dos caboverdianos mais bem sucedidos no mundo do desporto. Como todos os jovens, sempre teve a curiosidade de experimentar e aprender coisas novas, e foi em 1983/84, quando ainda era mecânico de avião, que começou a praticar o karaté.
Por ser mecânico de aviação, Emanuel Bettencourt tinha a facilidade de viajar para participar nos campeonatos regionais. Foram nestas ocasiões que o jovem campeão soube ganhar experiência, espírito de combate e energias para as grandes competições.
A sua aparência no mundo do desporto aconteceu depois de organizar, por si só, uma equipa nacional para representar Cabo Verde na diáspora. Data de 1993, altura em que efectivou a sua representação no arquipélago, ano em que de facto conseguiu, à semelhança dos confrades dos outros países, hastear a bandeira de Cabo Verde e fazer ouvir o nosso hino nacional.
"Sempre que havia um campeonato, ouvia-se os hinos dos países que participavam e o hastear da bandeira de cada país representante. Eu, como sempre sonhara, quando chegou o momento de participar, arranjei o meu hino e a minha bandeira para mostrar Cabo Verde ao mundo", disse o karateca, realçando, na altura, o fiel apoio por parte do Governo de Cabo Verde. A sua habilidade fez-lhe ser escolhido para as competições mundiais em nome da sua terra natal, tendo tido oportunidades para o seu ingresso no mundo dos campeões. Uma vida que lhe soube bem, fazendo-lhe dedicar-se apenas ao desporto: "deixei de ser mecânico, em 1993, para me dedicar apenas ao karaté. O desporto agora é uma prioridade", assegurou o desportista, afirmando que pratica hoje o desporto não para continuar a ganhar o título de campeão, mas, sim, por "dedicação" e "amor".


Coreógrafo de Filmes
Ao curriculum deste campeão, junta-se mais uma arte, o actor por desempenhar, em vários filmes o papel de coreografo, um dos três com mais sucesso na arena internacional. A sua capacidade como campeão mundial, cinco vezes em organizações diferentes, deu-lhe a chance de participar em filmes como: Kebab Konection, Gegen die Wand, Kack Atat, Zen Worrior entre outros. Tanto para o karaté como para a coreografia, a sua fonte de inspiração eram filmes de artes marciais, em que participavam o Bruce Lee e o Jack Chan, passados no auge da sua juventude, entre os 15 e os 16 anos, altura em que conheceu o seu colega-actor e amigo, Michael Dacascos, filho do seu grande mestre, Al Dacascos, com quem participa, no próximo ano, num filme, produzido por um alemão.
Além deste projecto filmográfico, o campeão mundial de karaté e actor prepara um documentário sobre a sua pessoa, bem como outros projectos no mundo do desporto e cinema. Paralelamente a essas duas profissões, Emanuel Bettencourt tem, na Alemanha, uma escola de artes marciais que é ao mesmo um tempo um centro cultural. A sua vida, conforme nos fez saber, está equilibrada entre o karaté, o cinema e a escola que dirige. " Lá fora a vida é stressante, mas gratificante", arremata, encorajando os praticantes da mesma modalidade no sentido de se dedicarem mais, para o desenvolvimento do desporto cabo-verdiano. Um apelo que também deixa ao Governo para a canalização de mais incentivos para que o desporto, particularmente, a modalidade que pratica, tenha um papel no processo de desenvolvimento de Cabo Verde.
Expresso das ilhas

No comments:

Post a Comment