Thursday, February 19, 2009

Federação de Basquetebol procura técnico estrangeiro para Afrobasket


Praia, 17 Fev. (Inforpress) – A direcção da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB) está em negociações para a contratação de um novo seleccionador para a selecção masculina de basquetebol. Os preparativos estão à porta. A XXV edição de Afrobasquete está aprazada, de 5 a 15 de Agosto, na Líbia.
A primeira escolha federativa recai na contratação de um técnico estrangeiro proveniente dos Estados Unidos da América. Para isso, o presidente da Federação da modalidade, Kitana Cabral, já se encontra nas terras do Tio Sam, com a finalidade de garantir o concurso de um treinador tido como profundo conhecedor dos atletas cabo-verdianos residentes nesse país.
Este treinador já constava da agenda federativa para dirigir a formação cabo-verdiana de basquetebol no Torneio pré-olímpico de Atenas, em 2008. Mas a falta de financiamento impediu a sua contratação. A operação foi montada mais uma vez.
A segunda alternativa da FCBB vincula-se à possibilidade de fazer regressar ao leme da selecção, o antigo seleccionador nacional. Emanuel Trovoada “Mané”, o grande obreiro da conquista da Medalha de Bronze da selecção nacional em Angola 2007, continua a ser uma carta no baralho.
Actualmente treinador do Desportivo de Huíla, equipa satélite do 1º de Agosto na Liga Angolana de Basquetebol, Mané deixara a equipa nacional para abraçar o profissionalismo angolano. O argumento de que Cabo Verde se mostrou indisponível para cobrir um terço da proposta avançada pelo grémio angolano com o qual passou a trabalhar, impossibilitou a prorrogação do contrato.
O Campeonato Africano das Nações, 2009, conta com o concurso de 16 selecções nacionais. Estão já qualificados, os combinados nacionais da Líbia (país organizador), de Angola (campeão em título), dos Camarões (Medalha Prata) e de Cabo Verde, (Medalha de Bronze 2007).
As 12 outras equipas serão conhecidas no termo das eliminatórias no quadro das sete regiões.
Inforpress

HOME

No comments:

Post a Comment