Thursday, April 23, 2009

Futebol conta com mais um agente FIFA cabo-verdiano


Chama-se Tony Araújo, mais conhecido no meio futebolístico por Enivete.
O futebol sempre exerceu nele, um grande fascínio. Contudo, com poucas potencialidades futebolísticas para evidenciar dentro das quatro linhas, foi fora do campo que Enivete expressava sua imensa paixão pelo desporto-rei. Primeiro como dirigente e agora como agente FIFA.
Uma questão de compensação como tem acontecido com vários praticantes do futebol.

Tony revela-nos, na entrevista que se segue, os passos que deu para conseguir a licença que lhe permite continuar activo à volta do mágico rectângulo verde:
“Sim. Graças a Deus, finalmente consegui a minha licença profissional de empresário/agente credenciado da FIFA junto da USSF (United States Soccer Federation)”, começou por nos confidenciar entusiasmado.

O mais difícil era a prova: “ Já que éramos mais de 220 examinados. Eu fui, felizmente, uma das 7 pessoas aprovadas durante esse exame administrado pela FIFA”. O único impasse que persiste ainda, está ligado à apólice de seguro da mesma licença. Trata-se de um seguro específico que tem certas cláusulas relacionadas com o agencionamento e assessoramento da carreira de atletas profissionais conforme estipulado pela FIFA.

Desde quando é agente da FIFA?

Fiz a prova de admissão no dia 30 de Março na sede da USSF (United States Soccer Federation) /Federação de Futebol dos Estados Unidos da América em Chicago, Illinois. E um dia depois recebi a confirmação de que fui aprovado.




O que foi preciso fazer para chegar lá?

Foram três anos de estudos especifícos sobre as várias leis internacionais ligadas à FIFA no domínio de futebol, contrato de direito civil e contrato de trabalho.

Porque te interessaste em ser agente FIFA?

Sempre fui apaixonado pelo desporto-rei, futebol, desde a infância. Então, como não tinha tanto talento como futebolista, optei por ser dirigente de clube e liga, enquanto acalentava o meu sonho, de há muitos anos, em me tornar um empresário de futebol profissional a nível mundial.
Aqui nos Estados Unidos da America, fui um dos fundadores e Presidente do Clube Tabanka de Boston. Também fiz parte da Direção da Liga NELASA e enfim, sempre estive ligado às actividades do futebol na nossa comunidade em Nova Inglaterra, mais concretamente na área de Boston. No exercício dessas diferentes etapas, comecei a apaixonar-me mais e mais pelo futebol no seu aspecto profissional.

Tony Araújo é um profissional ligado ao mundo dos negócios, licenciado em Economia Internacional e Finanças e tem um mestrado em MBA e actualmente está matriculado num curso de mestrado em gestão do desporto na Columbia University em Nova Iorque. Daí que:
“Simplesmente optei por juntar as duas vertentes: a minha actual profissão no mundo dos negócios e a minha paixão pelo futebol. Mas, sobretudo, acreditei que pudesse ser tão bom e tão essencial fora das quatro linhas para os meus clientes, (neste caso os jogadores e os clubes), como são os craques dentro das quatro linhas.”

Com isso, o que pretendes alcançar?

Com essa licença, pretendo vir ajudar muitos dos nossos talentosos jovens e promissores futebolistas caboverdianos em Cabo Verde, nos Estados Unidos da América, enfim, em toda diáspora crioula. Esses jovens só precisam de profissionais altamente capacitados e com certos conhecimentos especifícos do mercado mundial de futebol para que os possam orientar no agencionamento e assessoramento da carreira profissional deles. Esses atletas, ficarão livres para se concentrarem exclusivamente no aspecto estritamente futebolístico.

Pensas investir só neste mercado local, ou dar um salto (quem sabe) ao Brasil e outros países fornecedores de atletas do futebol?

Para iniciar a minha actividade profissional como agente licenciado da FIFA, primeiro terei de publicitar isso e fazer com que os jogadores e clubes tenham conhecimento que posso legalmente representá-los no mundo inteiro com todo o meu profissionalismo, dedicação, honestidade, ética e integridade. Também pretendo ter um escritório bem estruturado e com uma equipa de 5 profissionais da área.

Só para ter ideia, tive que custear certas despesas ligadas à aquisição da licença e inclusive, do seguro profissional da mesma que garantirá eventuais indemnizações financeiras por danos a qualquer jogador que por mim for representado durante a sua carreira. Essa carteira de Empresário/Agente da FIFA tem uma validade mundial. Portanto, eu pretendo trabalhar com os melhores atletas do futebol internacional quer seja ele caboverdiano, americano, brasileiro, português, francês ou de uma qualquer outra nacionalidade. Desde que aposte no meu serviço eu estarei pronto a servi-lo. Como um profissional, terei de fazer o meu trabalho com imparcialidade independentemente da nacionalidade do jogador. O que tenho também de analisar, é o profissionalismo do mesmo jogador.

Há pouco referiste sobre o Brasil. Pois bem, é o país que mais fornece futebolistas profissionais para as melhores ligas do mundo tais como a Liga Inglesa "Barclays English Premier League", liga Espanhola "La Liga", Liga Italiana "Serie A", Liga Alemã "Bundesliga", Liga Francesa "Ligue 1", Liga Holandesa "Eridivisie" e a Liga Portuguesa “Sagres”. Então é obviamente que o Brasil, mas também a Argentina, Estados Unidos da América, para além de Cabo Verde, farão parte dos meus planos de negócios.

Qual será o teu próximo passo?

O meu primeiro passo neste momento é o da estruturação da minha empresa que terá o nome de “Golden Goal Worldwide Promotions & Marketing, LLC. (GGWP&M)”. Também, estou em processo de construir uma equipa de profissionais que trabalhará comigo estritamente na área administrativa e "scouting" como é requirido pelos regulamentos da FIFA.
Desde já, posso avançar que penso em contar com a participação do meu amigo Zé Rodrigues (Zé Di Petcha), ex-Sparta de Rotterdan e Sporting Clube da Praia como o meu "chief scout"/olheiro principal. Para além do Zé, também penso em contar com o envolvimento do Anselmo Ribeiro (Jair), ex-New England Revolution, no departamento de "scouting". Eu serei o representante oficial dos jogadores através do meu credencial de Agente FIFA e serei o responsável exclusivo em negociar todos os contratos deles com os seus respectivos clubes profissionais. O Zé e o Jair, devido à experiência acumulada como jogadores profissionais, certamente darão uma outra valia/dimensão à nossa equipa.

Tens algum jogador na mira com quem já falaste?

Sim, neste momento, já tenho vários jogadores na mira. Caboverdianos aqui nos EUA e em Cabo Verde, nigerianos que militam no futebol caboverdiano, brasileiros e americanos. Inclusive muitos dos quais com quem já falei sobre a possibilidade de uma eventual representação enquanto agente da FIFA. Enfim, venho estabelecendo e cultivando contactos a nível do futebol profissional há quase cinco anos com vários dirigentes ligados a diferentes equipas profissionais em diversas partes do mundo.

Queres revelar algum nome ?

Prefiro ainda não revelar nenhum nome por questões de ética profissional.

E porquê esses jogadores ?

Porque são jogadores que penso em representar. Para além de serem jogadores com um grande potencial, em termos de habilidades futebolísticas, são disciplinados e sobretudo com qualidades profissonais relativamente ao comportamento e ao modo de vida social.

Como funciona a comissão de venda do empresário de futebol? Isto é, tem regras definidas?

A FIFA, é a entidade máxima do futebol mundial que regulamenta a comissão dos empresários. Há certos parâmetros que são definidos pela FIFA e há outros que obedecem a critérios das federações locais às quais o empresário/agente está vinculado conforme as leis nacionais do país.
Mas, tudo depende do acordo ou seja do contrato de trabalho elaborado entre o jogador e o empresário que o representa ou entre o empresário e o clube que ele representa nas negociações. Normalmente a comissão do empresário varia de 5% a 20%. Há empresários que só cobram os clubes, porque eles actuam em nome desses clubes. E há outros que cobram os atletas dependendo do salário bruto anual dos mesmos, porque eles só representam os interesses desses atletas enquanto seus clientes. Da minha parte eu pretendo trabalhar com ambos, atletas e clubes.

Algumas curiosidades. Qual é o clube da tua preferência?

O clube da minha preferência é o Benfica. Mas, em Cabo Verde os clubes que mais me marcaram durante a minha infância foram o Botafogo Futebol Clube, o Clube Sportivo Mindelense e o Sporting Clube da Praia. Mas, o meu clube de coração é o Clube Tabanka de Boston, equipa com a qual aprendi muito sobre os aspectos administrativos e logísticos relacionados com a gestão de um clube de futebol. Esses conhecimentos adquiridos ao longo de 8 anos à frente do Clube Tabanka certamente me ajudarão na minha nova carreira.



Pretendes estabelecer algum laço de parceria, ou outro tipo de relacionamento com algun desses clubes?

Sim, a nível profissional pretendo estabelecer parcerias com vários clubes em Cabo Verde, tais como o Boa Vista da Praia, Sporting Clube da Praia, Académica da Praia, Botafogo, Académica do Fogo, Académico do Sal, Mindelense, Derby entre outros clubes. Aqui nos Estados Unidos da America mais concrectamente na Liga NELASA pretendo trabalhar com todos os clubes já que gozo de uma relação privilegiada com todos eles devido ao trabalho que tenho feito em prol do desenvolvimento do futebol local. Também, prentendo criar relações estratégicas com várias equipas profissionais locais aqui nos Estados Unidos tais como o New England Revolution, New York Red Bulls e o Seattle Sounders FC. Pretendo também alargar essa parceria aos clubes do Brasil, e a várias equipas da Europa.

Qual é o clube com o qual mais sonharias negociar?

A esse respeito eu sonho em negociar um atleta com qualquer clube profissional a nível mundial. Só que seria mais interessante negociar um atleta com os grandes clubes da Europa tais como o Real Madrid, Manchester United, Chelsea, Barcelona, AC Milan, Liverpool, Bayern de Munique, Arsenal, Ajax, Olympique de Marseille, FC Porto ou o Benfica. Mas, para mim negociar com esses grandes clubes é mais do que um sonho porque certamente isso fará parte da minha nova carreira. O sonho para mim é o de ajudar os nossos jovens futebolistas ou qualquer um outro jogador a ser contratado por esses emblemas europeus.

Tony Araújo pode ser contactado através do endereço electrônico tonyaraujonyc@gmail ou via telefone +1-646-648-3928 (Mobile).



por Valdir Alves

HOME

No comments:

Post a Comment