Friday, May 8, 2009

Jogos da Lusofonia: Governo vai rever a possibilidade de atribuir apoio às federações

Praia, 08 Mai. (Inforpress) – O ministro-adjunto da Juventude e Desportos, Sidónio Monteiro, vai rever, conjuntamente com a Direcção-Geral dos desportos, as possibilidades de se encaixar nos contratos-programa, os apoios a serem concedidos às federações desportivas nacionais na sua participação nos II Jogos da Lusofonia.
A informação foi avançada à Inforpress pelo presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), Franklin Palma, quem adianta ter recebido essa garantia do ministro durante um encontro de trabalho, realizado quinta-feira última, na Praia.
Conforme o presidente do COC, o encontro com o ministro previa de uma forma geral, “a abordagem da agenda olímpica” durante o qual o Comité informou ao Governo sobre os novos acontecimentos e propostas avançadas recentemente pelo Comité Olímpico Internacional (COI), em termos do movimento olímpico no mundo.
Nesse âmbito, segundo referiu, analisaram também a questão da participação de Cabo Verde nos II Jogos da Lusofonia que estão aprazados para 11 a 19 do próximo mês de Julho em Lisboa (Portugal), evento no qual o arquipélago perspectiva levar sete modalidades, mais duas que na sessão inaugural de Macau, em 2006.
Segundo Franklin Palma, porque as respectivas federações já tinham calendarizado esta competição de Lisboa nas suas actividades deste ano, o COC quis apenas informar o Governo sobre as vantagens que os atletas cabo-verdianos retiram desta participação e, como tal, sensibilizar o Executivo em apoiar a iniciativa naquilo que estiver ao seu alcance.
Refira-se que, da sua conta, o Comité vai assumir as despesas concernentes com à estada de toda a caravana em Lisboa, nomeadamente alojamento em hotel, alimentação e transporte interno. Cabe às federações os encargos com a deslocação.
Futebol, atletismo, basquetebol (masculino e feminino), judo, taekwondo, voleibol de salão e praia (masculino e feminino), são as modalidades propostas por Cabo Verde, às quais se associam uma representação do desporto paralímpico.
Na sua primeira participação em Macau (2006), Cabo Verde concorreu com cinco disciplinas e trouxe medalhas em quatro delas: Ouro para atletismo (meia maratona), prata e bronze no taekwondo, bronze no futebol e bronze no basquetebol, tanto no masculino como no feminino.
Inforpress



HOME

No comments:

Post a Comment