Monday, June 15, 2009

Cabo Verde vai levar três paralímpicos aos Jogos da Lusofonia

A delegação cabo-verdiana aos Jogos da Lusofonia 2009, que acontecem no mês de Julho em Lisboa, deve integrar três atletas paralímpicos.


A 2ª edição dos Jogos da Lusofonia vai incluir pela primeira vez os desportos adaptados para deficientes, ainda em formato de demonstração. E o novo Comité Paralímpico de Cabo Verde (COPAC) quer levar à capital portuguesa dois atletas masculinos e um feminino, revelou ao Asemanaonline o Secretário-geral José Rodrigo Bejarano.
Um dos atletas masculinos vai correr na prova de 1500 metros em cadeira de rodas. Já os outros dois “convocados vão disputar os 400 metros para amputados.
A participação nos Jogos da Lusofonia é um dos projectos do novo COPAC, cujos novos estatutos foram aprovados este sábado, 13 de Junho. A mudança torna a organização independente da Associação Cabo-verdiana de Deficientes, explicou Bejarano.
A reunião serviu também para fundar a Federação Cabo-verdiana de Desportos Adaptados (FECADA). O objectivo, referiu o responsável, é promover ainda mais a prática de desporto, mas também permitir a obtenção de subsídios e outros apoios junto do Estado e das empresas privadas.
O plano de actividades inclui também a realização, em 2010, do segundo Campeonato Nacional de Desportos Adaptados. A competição deverá ser organizada em várias ilhas ao mesmo tempo, disse Bejarano, para “para promover a participação em massa dos atletas locais”.
Finalmente, o COPAC assinou um protocolo com o clube desportivo do Centro Nacional de Ortopedia e Reabilitação Funcional (CENORF), na Praia. “Vai ser o primeiro clube desportivo para deficientes motores em Cabo Verde e já tem entre 20 e 25 atletas, pessoas que frequentam os serviços do Centro”, sublinhou Bejarano.
Asemana

HOME

No comments:

Post a Comment