Monday, July 13, 2009

CABO VERDE VENCE A ÍNDIA POR SETE BOLAS A UMA


Os jovens cabo-verdianos souberam aproveitar o seu maior poderio frente a uma selecção de muito fraca qualidade. A equipa da Índia é já tida como a mais fraca selecção presente. Trata-se, efectivamente, de uma selecção muito modesta, muito pobre em termos futebolísticos
Lisboa, 12 Julho - A selecção cabo-verdiana de futebol comanda o torneio de futebol dos 2ºs Jogos da Lusofonia, a decorrer em Portugal. Com 6 pontos, o seleccionado nacional, treinado por Lúcio, encontra-se isolada na primeira posição, com seis pontos, depois de somar mais uma vitória, ao vencer, no início desta noite, a selecção indiana por sete bolas a uma.
Os jovens cabo-verdianos souberam aproveitar o seu maior poderio frente a uma selecção de muito fraca qualidade. A equipa da Índia é já tida como a mais fraca selecção presente. Trata-se, efectivamente, de uma selecção muito modesta, muito pobre em termos futebolísticos.
A superioridade de Cabo Verde não demorou a concretizar-se. Dani, depois de um magnífico trabalho de Valter, antes mesmo dos dez minutos inaugurou o marcador, fazendo o primeiro golo. A forma como Dani correspondeu ao passe de Valter, recebendo e a forma como deu seguimento, marcando o golo é, de facto, de um grande jogador.
Bastaram poucos mais de cinco minutos para os pupilos de Lúcio marcarem o segundo golo. Aos 15 minutos, não podia ser mais fácil, depois dos falhanços de dois defesas, Cardoso marca na própria baliza. Estava feito o 2 a zero. A claque respondeu com o ressoar de tambores ainda mais forte.
Aos 18 minutos Cabo Verde viria a chegar ao três a zero, depois de Agostinho, defesa indiano, cortar a bola com a mão na pequena. Heldon, chamado a cobrar marcou o seu primeiro golo e terceiro para a selecção nacional. Bola para um lado e guarda-redes para outro. Seria o seu primeiro golo dos três marcados na partida.
Já nessa altura, o meio campista Valter estava a fazer um grande jogo. Valter é, de facto, um jogador que demonstra grande qualidade e sentido táctico apuradíssimo.
A terminar a primeira parte, aos 45 minutos, Heldon faz o quatro a zero. O jovem cabo-verdiano fez da defesa indiana o que quis e só faltou perguntar ao guarda-redes indiano para que lado queria a bola. Estava assim marcado o seu segundo golo na partida.
Mas foi de Valter que pertenceu o melhor golo da partida. Aos 53 minutos o médio fez um grande golo, o quinto da nossa selecção. Foi um hino ao futebol. À entrada da grande área desferiu um portentoso remate e o guarda-redes Katimani nem se mexeu. A Bola entrou mesmo no cantinho do lado direito da baliza. Valter já é tido, pela crítica desportiva presente no torneio, como uma verdadeira revelação.
Heldon ainda viria a marcar o seu terceiro golo na partida, o sexto golo para Cabo Verde, aos 62 minutos. Em mais um trabalho individual, depois de um grande passe de Dani. Logo depois, o treinador Lúcio substituiu Heldon que mereceu fortes aplausos e muito rufar de tambores. Com quatro golos marcados (um ontem frente a Portugal), Heldon é, neste momento, o melhor marcador da competição.
Dani viria a fechar o marcador ao marcar o sétimo golo aos 88 minutos. Entretanto, os jovens indianos ainda viriam a marcar o golo de honra, encima do minuto 90. O golo foi marcado por Daniel Fernandes. Golo merecido pelo sacrifício perante uma selecção muito mais forte.
Recordamos que para este torneio o treinador Lúcio, coadjuvado por José Firmino, conta com os seguintes jogadores: guarda-redes: Rylli e Hélio: defesas: Djack, Gegé, Pedro correia, Miranda, Devon, Stopira, Tax; avançados: Dani, Rody, Heldon (capitão), Zé luís; médios: Valter, Lê, Lucas, Sténio, Leleco e Josi.
Amanhã é folga para as equipas e o próximo jogo de Cabo Verde será contra a fortíssima equipa dos angolanos que venceram hoje, no primeiro jogo, a selecção moçambicana por 5 bolas a zero.
Cabo Verde com seis pontos comanda o torneio, seguido de Angola e Moçambique, ambos com três pontos. Portugal e Índia ainda não pontuaram qualquer ponto.
Liberal

HOME

No comments:

Post a Comment