Tuesday, January 5, 2010

Descendente crioulo, Luc Castaignos, o novo Henry


Marco Van Basten, Dennis Bergkamp, Patrick Kluivert, Ruud van Nistelrooy e muitos outros têm de geração em geração dado continuidade a uma linha de matadores originária dos Países Baixos, num futebol de alto requinte, com jogadores fenomenais há sempre espaço para grandes artilheiros e a Laranja Mecânica tem sempre nas suas fileiras avançados fantásticos.

Dos exemplos que dei, apenas Nistelrooy continua em actividade e por isso mesmo é tempo de olhar para as novas gerações e preparar o futuro holandês. Entre as novas pérolas a vestir de laranja há um nome que quanto a mim será de memorizar, Luc Castaignos.


A família de Luc Castaignos é originária de Les Landes, uma região próxima de Bordéus, sudoeste de França mas mudou-se para a Holanda dois anos antes de Luc nascer, é descendente de pai francês e mãe cabo-verdiana mas foi em Schiedam, sul da Holanda que nasceu e foi criado, cresceu no seio de um bairro problemático, com uma grande percentagem de emigrantes mas graças ao futebol conseguiu sempre passar ao lado desses problemas. Começou a jogar no clube local, o Excelsior '20, e desde cedo mostrou um potencial invulgar, aos 13 anos participou num torneio realizado em Roterdão e aí o Spartaan '20, parceiro do Feyenoord mostrou interesse nele, mudou-se para o clube e apenas um ano depois passou para a academia do Feyenoord, tinha apenas 14 anos.

Com um faro de golo notável Castaignos é uma das maiores promessas do clube de Roterdão e no dia 30 de Outubro de 2008 assinou o seu primeiro contrato profissional com o Feyenoord, ficando ligado ao clube holandês pelo menos até 2011, com mais duas épocas de opção. Com 17 anos tem impressionado imenso e atraído as atenções de vários clubes de topo do futebol mundial, como Arsenal, Liverpool, Man Utd, Real Madrid, Inter e Bayern Munique, principalmente pelos seus desempenhos nas selecções jovens da Holanda, onde é inclusive o melhor marcador de sempre no escalão de sub-17, com 11 golos em 14 jogos, ultrapassando as marcas de Jan Vennegoor of Hesselink, Geoffrey Castillion e Collins John. Estreou-se pelos sub-17 com apenas 15 anos, num amigável frente à congénere espanhola, em 18 de Setembro de 2008, mas foi no ano de 2009 que brilhou a alto nível, com excelentes desempenhos no Europeu de sub-17, realizado na Alemanha, onde a sua equipa só perdeu na final frente à selecção germânica, e no Mundial de sub-17, realizado na Nigéria, onde a selecção holandesa esteve mal mas Castaignos conseguiu estar num bom nível, marcando inclusive um golo na vitória por 2-1 frente à Gâmbia.

Apesar do interesse de outros clubes, em 22 Julho de 2009 Luc Castaignos afirmou querer manter-se no Feyenoord por mais algum tempo, numa altura em que já se estreou a marcar pela primeira equipa, num jogo da KNVB Cup frente ao modesto Harkemase Boys, onde o Feyenoord venceu e Castaignos entrou aos 72’ para o lugar de Leroy Fer. Faz também já parte da equipa sénior orientada por Mario Been.

Extremamente rápido, dotado fisicamente, com boa técnica e um “killer instinct” fantástico Castaignos é considerado o sucessor de Thierry Henry no futebol mundial dadas as parecenças com o francês do Barcelona, Albert Stuivenberg, seleccionador holandês dos sub-17 disse mesmo que "O seu estilo de jogo tem algo em comum com Henry. Alguns dos seus companheiros comparam-no a Henry não só porque o estilo de jogo é idêntico, mas também porque se parece um pouco com ele.”

Pelos vídeos que encontramos percebemos que ainda não é um diamante acabado mas tem um potencial fantástico, onde se destaca a sua incrível velocidade e boa técnica, ainda é cedo para prever o futuro deste avançado holandês mas neste momento é um dos mais notáveis da sua idade.


Nome: Luc Castaignos
Data de Nascimento: 27/09/1992 (17 anos)
Local de Nascimento: Schiedam (Holanda)
Nacionalidade: Holanda
Altura: 183 cm
Peso: 78 Kg
Clube: Feyenoord (Holanda)
Posição: Avançado
Camisola Nº: 30

GeracaoFutebol


No comments:

Post a Comment