Saturday, March 27, 2010

FCA organiza caminhada “inédita” em homenagem à mulher cabo-verdiana

A Federação Cabo-Verdiana de Atletismo (FCA), em parceria com o Instituto Cabo-verdiano de Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), organiza, este sábado, 27, na cidade da Praia, uma caminhada para homenagear, de forma “inédita”, a mulher cabo-verdiana.

De acordo com a vice-presidente da FCA e responsável pela área do desporto feminino, Isménia Frederico, além de homenagear a mulher cabo-verdiana, a caminhada tem como objectivo a promoção da igualdade e a participação efectiva da mulher no desporto.
A vice-presidente considera que a mulher deve ser “mais acarinhada” no desporto, com a sua autonomia e presença.
Entretanto, a responsável pela área do desporto feminino na FCA considera também que é preciso uma “análise de fundo” da fraca participação da mulher no desporto cabo-verdiano ultimamente. Neste sentido, sugere que a participação da mulher no desporto deve começar nas escolas de iniciação, para se poder obter um “desporto de qualidade” no futuro.
O início da caminhada está aprazado para às 8 horas no Largo do Estádio da Várzea e tem um percurso desenhado que passa pelo Palácio do Governo, Rotunda Chã d’Areia, Electra, Avenida, Rotunda Lém-Ferreira, Rotunda Fazenda, Avenida Cidade de Lisboa e termina no ponto de partida, o Largo Estádio da Várzea.
Apesar de ser uma caminhada em homenagem à mulher, a organização estima a presença de mil participantes, mulheres de todos os quadrantes, e não nó, no evento. Já está confirmado um “número considerável” de munícipes, entre homens e mulheres.
Ricardino Pedro-Asemana



http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment