Tuesday, April 13, 2010

Organização Vs Vitórias

   Por Gerson Melo

“Ganhar é uma consequência. Ao êxito chega-se por acumulação.”

Pepu Hernandez, Treinador da Selecção Espanha de Basquetebol – Campeão do Mundo 2006



Um dos maiores problemas de todo o desporto cabo-verdiano tem sido a falta de meios financeiros que possibilitam uma sustentabilidade das ideias e dos projectos existentes ou em carteira. É corrente ouvirmos os nossos dirigentes a aclamarem por mais patrocínios para poderem atingir os objectivos, por eles propostos, que quase sempre são a vitória do respectivo campeonato.

Infelizmente grande parte dos nossos dirigentes, muitos deles apenas meros carolas e simpatizantes da sua modalidade, estão a percorrer um caminho inverso.

As vitórias e os meios financeiros são consequência de uma organização planeada, rigorosa com objectivos claros e muito bem definidos.

Temos em Cabo Verde três instituições diferentes, em ilhas diferentes, com objectivos diferentes mas que são exemplos de sucesso e que trabalham o seu dia-a-dia de acordo a um projecto bem definido.

O Académico do Sal, o Batuque de São Vicente e o Sporting da Praia são exemplos de que, primeiro deve existir s organização e credibilidade e só depois é que aparecem as vitórias e os tão desejados apoios financeiros.

O Académico como uma organização muito baseado no seu técnico, jovem e capaz, conseguiu uma parceria da Sonangol que nos últimos anos têm – lhe permitido ganhar títulos, dominar o futebol na ilha do Sal e, importante frisar, sem entrar em loucuras tem conseguido boas prestações a nível nacional. Essa seriedade tem possibilitado uma eficácia enorme, quer a nível de títulos quer a nível de credibilidade, sendo por hoje a grande referência desportiva da ilha do aeroporto.

O Batuque ainda andou na fase da loucura tal como outros clubes de Mindelo, mas rapidamente o seu Presidente, viu que o futuro do futebol cabo-verdiano passava pelo futebol jovem e acima de tudo ser um exportador de talentos para o resto do Mundo. Ao contrário dos outros dois clubes, o Batuque é o que colecciona menos títulos a nível do futebol sénior, por ter apenas 29 anos de existência mas também pela política de formação adoptada pelo seu Presidente. Hoje Batuque é talvez o clube mais conhecido além fronteiras e com maior projecção no futebol profissional.

Por ultimo o Sporting da Praia, indiscutivelmente o melhor clube de Cabo verde nos últimos anos, que mantém o condão das vitorias mesmo quando altera a equipa técnica. Conseguiu boas participações nas competições africanas e a sua política baseia-se na conquista de títulos. Todos os anos saem jogadores importantes, mas têm sabido reforçar com os melhores e têm conseguido o título máximo do futebol cabo-verdiano a nível dos clubes.

Naturalmente que mais exemplos haveriam, mas destaquei estes três por serem três formas diferentes de estar no desporto mas todas com sucesso.

Lisboa, 13 de Abril de 2010
Gerson Melo
Gersonsenamelo@gmail.com

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment