Monday, May 3, 2010

Cabo Verde no torneio da Zona 2 em vólei-de-praia

A dupla do Porto Novo Valter Lima (Vá) e Davilson Martins (Vaty) vai representar Cabo Verde no torneio de voleibol-de-praia da Zona 2 africana, que decorre de 12 a 15 de Maio em Freetown, Serra Leoa. Trata-se do primeiro torneio do género a ser realizado nesta região desportiva, no momento em que a Confederação Africana de Voleibol (CAVB) aposta no fomento da modalidade em todo o nosso continente.

Vá e Vaty formam a dupla escolhida pela equipa técnica nacional, constituída por Júlio Leite e Luca Privitera, para competir em Freetown. Na opção, contou o facto de que os dois voleibolistas jogam juntos há vários anos, constituindo uma das duplas mais experientes de Cabo Verde. “Na verdade, já temos 32 atletas inscritos na Federação Cabo-Verdiana de Voleibol (FCV) e vamos gerir as escolhas para diferentes torneios, de acordo com a natureza de cada um. Desta vez participam Vá e Vaty e para a próxima podem ir outras duplas; isso enquanto não estabelecermos o ranking nacional da categoria”, explicita António Rodrigues, presidente da FCV.
A dupla cabo-verdiana vai enfrentar em Freetown adversários da Serra Leoa, Guiné-Bissau, Mali, Mauritânia, Senegal, Gâmbia e Guiné-Conacri, mas também os voleibolistas convidados da Costa de Marfim e da Libéria. “Será a primeira prova-de-fogo para o voleibol cabo-verdiano, que também este semestre vai participar nos torneios-de-quadra – femininos e masculinos – no Senegal, entre os dias 5 e 13 de Junho. Além do mais, ainda este ano vamos acolher em Cabo Verde uma prova de voleibol-de-praia da Zona 2, conforme o calendário discutido na Assembleia-Geral desta região desportiva, que aconteceu em Conacri”, informa Rodrigues.
Segundo informações recolhidas por este jornal, a confederação africana de vólei (CABV) decidiu transformar os torneios quadrangulares, a terem lugar no Senegal, em provas qualificativas para a Copa Africana de Voleibol. Assim sendo, as selecções nacionais femininas e masculinas de voleibol indoor terão de defrontar os combinados de Serra Leoa, Guiné-Bissau, Mali, Mauritânia, Senegal, Gâmbia e Guine-Conacri de modo a conquistar uma vaga para a prova máxima da modalidade a nível continental.
Asemana

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment