Saturday, May 8, 2010

Equipas querem quebrar hegemonia do Sporting da Praia

A ordem geral no campeonato nacional de futebol, que arranca este sábado, é quebrar a hegemonia do tetra-campeão Sporting da Praia. O treinador dos “leões”da capital do país, Alex, já disse que a sua equipa está com apetite para conquistar o quinto título consecutivo, mas Boavista, Batuque, Botafogo, Académico do Sal e os outros campeões regionais mostram-se dispostos a borrar esse quadro idílico do técnico leonino. E como não há campeões antecipados, os técnicos das equipas que a partir deste sábado levam todas as suas ambições ao Nacional de Futebol dizem que o Sporting da Praia terá de deixar muito suor em campo se quiser revalidar o título.

O Boavista deu o seu recado ao Sporting na última jornada do campeonato regional de Santiago Sul, ao impor-lhe uma derrota de 4-2. Num confronto entre as equipas de “barba rija”, os axadrezados entraram em campo endiabrados, deram um “baile” de futebol aos pupilos de Alex e demonstraram que não temem o “estatuto” dos “leões”. Aliás, com um meio-campo buliçoso comandado pelo habilidoso Babaco, e o avançado Fufuco em grande forma, o Boavista entra neste nacional para contrariar a hegemonia da equipa leonina na prova máxima do futebol cabo-verdiano.
Também o Batuque e o Botafogo piscam o olho ao título nacional e contam com o poderio ofensivo das suas equipas para fazerem estragos nos relvados “sintéticos” pelo país fora. O “Bota” marcou 76 em 18 jornadas do campeonato regional, numa média de mais de 4 golos por partida, demonstra uma força atacante que pode fazer qualquer defesa adversária entrar em erupção.
Já o Batuque tem nas suas fileiras o internacional Bob, que pode fazer funcionar a sua experiência de futebol profissional e empurrar a jovem equipa do técnico Piki para altos voos neste nacional. Os axadrezados de S. Vicente chegam à prova máxima do futebol cabo-verdiano animados com a conquista da “dobradinha” e têm tudo para ser um osso duro de roer.
Estas equipas – Boavista, Batuque e Botafogo – pertencem ao grupo A, onde estão também o Morabeza (Brava), o Marítimo (Porto Novo) e o Solpontense (Santo Antão Norte). E, antes de pensarem no tetra-campeão Sporting, cada um terá de lutar para chegar, à sua maneira, às semifinais do campeonato. São duas vagas para seis concorrentes e, por isso, não há favas contadas para ninguém. Na primeira jornada do grupo A, o Batuque recebe o Marítimo; o Boavista vai à Brava jogar com o Morabeza e o Botafogo enfrenta o Solpontense. Os três jogos estão marcados para amanhã, a partir das 15 horas.
No grupo B, o Sporting da Praia tem como grande concorrente o Académico do Sal. Esta equipa treinada pelo tarimbado Lúcio Antunes volta ao nacional, depois do interregno de um ano, para provar que o futebol da ilha do Sal é capaz de fazer frente ao de Santiago e São Vicente.
Há que contar ainda nesta poule B com a força da equipa da Ribeira Brava e com os sempre imprevisíveis Scorpions (Santiago Norte), Barreirense (Maio) e Sporting da Boa Vista.
Na jornada deste sábado, o Sporting da Praia começa a defesa do título em casa, frente ao Barreirense; o Académico do Sal recebe o Scorpions e o Sporting da Boa Vista faz a sua estreia no campeonato nacional frente à equipa do Ribeira Brava.
Asemana

No comments:

Post a Comment