Saturday, May 15, 2010

Mestre cabo-verdiano de taekwondo homenageado em Portugal

O mestre cabo-verdiano João Germano foi um dos 14 homenageados, no passado dia 9 de Maio, em Lisboa, nas comemorações dos 35 anos da implementação do taekwondo em Portugal. Os mestres foram distinguidos por terem contribuído para o desenvolvimento da modalidade em Portugal.

João Germano, 56 anos, é natural da ilha Brava. Foi para Portugal aos 19 anos para prosseguir os estudos. Entretanto, não conseguiu singrar na área académica, tendo iniciado a prática do taekwondo em 1974, após o 25 de Abril, altura em que a modalidade começou a dar os primeiros passos naquele país europeu.
A partir daí foi sempre a subir. Na sua longa carreira como praticante ao mais alto nível do taekwondo, Germano participou em vários campeonatos e competições internacionais com as cores de Portugal. Foi ainda campeão português em 1986 e é detentor do 1º troféu do mestre Chung Sun Yong, o “pai” do taekwondo em Portugal.
João Germano possui dupla nacionalidade, mas sempre representou Portugal nos torneios internacionais, apesar, como diz, de a “vontade” de representar Cabo Verde. Mas nunca foi possível “por diversas razões”.
No entanto, no nosso país foi fundador da modalidade em 1989 e desde aí tem sido um dos seus principais impulsionadores. No momento, o mestre pretende reerguer o seu Centro de Taekwondo “Mestre Chung”, entretanto fechado por falta de espaço para os treinos.
De regresso a Cabo Verde, depois da homenagem, o mestre da arte marcial de origem coreana, ainda visivelmente emocionado, disse ao asemanaonline que se trata de um “reconhecimento muito grande” por tudo o que fez para a implementação da modalidade em Portugal nos últimos 35 anos.
“Fiquei muito emocionado quando vi o meu nome em 3º lugar dos mestres a serem homenageados. É também um orgulho enorme para mim por ter sido chamado em Cabo Verde para ser homenageado em Portugal”.
João Germano foi homenageado juntamente com nomes do taekwondo português como Nelson Costa, João Reis, Luciano Neto, Joaquim Peixoto, entre outros.
Ricardino Pedro-Asemana

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment