Monday, May 31, 2010

NACIONAL: Abandono do Solpontense vai ao Conselho de Disciplina da FCF

O Conselho de Disciplina da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) está a analisar o abandono de campo por parte da equipa Solpontense, na partida da terceira jornada do Nacional de Futebol que opunha a equipa de Santo Antão ao Morabeza da Brava. O relatório do árbitro da partida foi entregue esta quarta-feira à FCF e, a partir dessa exposição da equipa de arbitragem sobre o caso, o Conselho de Disciplina vai decidir se o Solpontense cometeu um acto de desobediência às leis do futebol.

O caso aconteceu no passado sábado, na ilha da Brava. O Solpontense perdia o jogo por 3-1 frente ao Morabeza e a quatro minutos do fim da partida o técnico da equipa santantonense, Marcos Fortes, pediu que os seus jogadores abandonassem o recinto de jogo, alegando falta de segurança no Estádio Aquiles de Oliveira.
Ao tomar essa decisão, a equipa da Ponta do Sol passou por cima da autoridade do árbitro, que era quem poderia suspender a partida em caso de insegurança no recinto. Configurando-se como um acto de desobediência às leis de futebol, o dossier já está nas mãos dos membros do Conselho de Disciplina da FCF. Cabe agora a este órgão da entidade máxima do futebol cabo-verdiano tomar as medidas que se impuserem, levando sempre em consideração o relatório da equipa de arbitragem.
Académico a um empate das meias-finais
Entretanto, a bola continua a rolar nos campos do país dando campo ao maior evento do futebol entre portas – o campeonato Nacional. Esta semana disputa-se a penúltima jornada da primeira volta do campeonato, com o despique entre os dois melhores classificados do grupo B – Sporting da Praia x Académico do Sal. Separadas por dois pontos, as duas equipas entram em campo, este sábado, com o estado de espírito diferente.
O Académico, que bateu o Ribeira Brava por 2-0 na última jornada, lidera o grupo B com três vitórias em outros tantos jogos e chega ao Estádio da Várzea tranquilo, porque basta-lhe um empate para assegurar a sua passagem às semi-finais do campeonato. Já o Sporting da Praia quererá demonstrar que o empate a uma bola com a congénere da Boa Vista foi um mero “percalço”, pelo que perante o seu público deverá impor-se para evitar contas complicadas no último jogo da primeira fase do Nacional de Futebol, contra o Scorpions de Santa Cruz.
Por seu turno, o Scorpions aparece mais determinado do que nunca a alcançar as meias-finais do Nacional de Futebol. A equipa de Santa Cruz vem de duas vitórias consecutivas, a última por 4-0 sobre o Barreirense, só tem menos um ponto do que o Sporting da Praia (seis para sete) e recebe Ribeira Brava com os olhos postos na segunda fase do campeonato.
Bem mais longe deste objectivo está o Sporting da Boa Vista. Os “leões” da ilha das dunas têm dois pontos conquistados e, mesmo que vençam o Barreirense esta semana, ficam a depender de uma combinação pouco provável de resultados para se qualificarem.
As restantes equipas da poule - Ribeira Brava (1 ponto) e o Barreirense (só com derrotas) - estão fora da corrida.
No grupo A, todas as seis equipas mantêm hipóteses matemáticas de alcançar as meias-finais do Nacional. Ainda assim, o Batuque, líder da poule com sete pontos, e o Marítimo (6 pontos) levam uma ligeira vantagem sobre os concorrentes Morabeza (4), Boavista da Praia (4), Botafogo (3) e Solpontense (1).
Esta semana, o Marítimo, motivado com a vitória de 4-3 sobre o Boavista da Praia no Estádio da Várzea, recebe um fragilizado Botafogo, que na última jornada encaixou 4-0 do Batuque. Um jogo que coloca frente a frente duas equipas com pedaladas diferentes e que poderá ditar o afastamento definitivo do “Bota” da luta por uma vaga nas meias-finais.
Em S. Vicente, jogam duas equipas em estado de graça. O Batuque ainda saboreia a goleada de 4-0 conseguida no Fogo, mas recebe uma aguerrida equipa do Morabeza, que também vem de uma vitória de 3-1 sobre o Solpontense. Seja como for, os axadrezados de S.Vicente jogam em casa e contam com o apoio do seu público para dar um passo largo rumo à segunda fase do campeonato.
Quanto ao Boavista e ao Solpontense, enfrentam-se no Estádio da Várzea num jogo em que não deixa margem para erro. Quem perder dá um grande adeus ao Nacional de Futebol.
Asemana

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment