Monday, November 8, 2010

Desporto: Platini quer vincar a qualidade do futebol cabo-verdiano na Europa

Desde o ano de 2008 que o Santa Clara vem apostando nos jovens valores, que emergem no futebol de Cabo Verde com resultados positivos da prospecção efectuada, escreve a RTP, no seu site. Samiro, Stopira e Valter foram os primeiros a surgir no plantel dos encarnados de Ponta Delgada e, se Samiro está a jogar no Madalena, na série Açores da III divisão, os outros deram mostras cabais do seu valor e transferiram-se, com mais-valias financeiras para opara o Ceuta e Desportivo da Corunha, respectivamente, ambos emblemas de Espanha.

A mais recente aposta do Santa Clara no mercado cabo-verdiano dá pelo nome de Platini, médio esquerdino de características ofensivas que também pode jogar em terrenos mais recuados, que faz da velocidade e drible fácil as suas principais armas, aliadas a uma capacidade de remate forte e espontâneo.

Platini nasceu na ilha de Santiago, na cidade da Praia, há 24 anos. A propensão para o futebol depressa brotou e depois de se exibir pela positiva no Sporting da Praia, rumou ao futebol português à procura de novas oportunidades e da progressão na carreira.

Uma época no Tourizense e outra no Sertanense, onde deixou a sua marca nos dois golos marcados ao Operário, na Lagoa, despertaram o interesse de clubes de maior projecção e o Santa Clara garantiu os seus serviços no defeso de 2010. A jogar pela primeira vez na Liga de Honra portuguesa, Platini começa a despontar.

Até agora, as aparições que fez foram sempre na condição de suplente utilizado, tendo entrado em campo nos jogos com a Oliveirense e Estoril referentes à primeira e segunda jornadas da Taça da Liga, e no campeonato da Liga de Honra entrou nos desafios com o Arouca, Moreirense e Belenenses. Contabiliza cerca de 120 minutos no total, e o golo que marcou no último domingo, o 2-0 que confirmou o triunfo sobre a formação do Restelo, foi o coroar de uma crescente evolução.

Platini agarra-se aos percursos de Stopira e Valter para sonhar também ele com patamares maiores. Para já, dedica-se de corpo e alma ao Santa Clara. O golo marcado reforça a ambição. "Acredito que tenha sido o momento certo para aparecer, e espero ganhar mais confiança, marcar mais golos e ajudar a equipa", disse.

Motivado, o médio cabo-verdiano sente que pode dar mais. "Penso que posso ser ainda mais útil à equipa. A confiança do colectivo está a crescer e isso também se reflecte em termos individuais, as qualidades começam a sobressair e quem ganha com isso é o grupo", reitera.

Depois do golo marcado, o próximo passo é fixar-se no onze titular. "Há que dar um passo de cada vez. O campeonato da Liga de Honra é diferente do da II divisão e depois de um período de adaptação sinto que estou a evoluir. Claro que penso chegar à titularidade mas essa decisão cabe ao treinador e respeito as suas decisões", salientou.

Fonte: RTP

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment