Wednesday, January 12, 2011

Clínica de basquetebol em S. Vicente

Claude Constantin, Alex Nowra e Lazare Adingono, três conceituados treinadores africanos, realizaram em S. Vicente uma clínica de basquetebol que reuniu mais de cinquenta crianças, doze jovens jogadores e dez treinadores da modalidade. Durante três dias, Constantin, perito da FIBA (Federação Internacional de Basquetebol), Nowra, treinador da selecção de Cabo Verde, e Lazare, técnico da selecção dos Camarões, deram aulas teóricas e práticas a um grupo entusiasmado de amantes da modalidade, com o objectivo de ajudar na preparação da nova geração de basquetebolistas cabo-verdianos.

Segundo Paulo “Ribú” Martinho, árbitro e membro da Associação de Basquetebol de S. Vicente, a iniciativa serviu basicamente para a equipa técnica avaliar o nível de conhecimento dos praticantes e poder continuar essa formação no decurso deste verão, agora com uma outra intensidade. “Esta formação foi um sucesso. É impressionante como Cabo Verde, um país tão pequeno, tenha tanto talento desportivo. Aquilo que nos motivou a fazer esta clínica, sacrificando as nossas férias e famílias, é mostrar à FIBA que estamos a trabalhar com seriedade e que merecemos o wild card para estarmos presentes nos próximos Jogos Africanos”, diz Nowra, que aconselha os jogadores e os treinadores a continuarem os seus treinos para que, quando voltar no período de verão possa sentir que valeu a pena os três dias de intenso esforço, no polidesportivo de Oeiras.
Para Lazare Adingono, o convívio com os atletas e treinadores foi muito estimulante tendo em conta o objectivo traçado: dar uma visão mais alargada do basquetebol à juventude, futuro do desporto em Cabo Verde. Além disso, realçou o facto de ter como colegas Claude Constantin e Alex Nowra, dois exímios conhecedores do basquetebol cabo-verdiano. “Já tínhamos feito uma clínica como esta na cidade da Praia e era para irmos à ilha do Sal, mas foi impossível. Daquilo que pude ver, o basquetebol parece estar mais evoluído na Praia, mas isso pode ser uma avaliação precipitada da minha parte. Quando voltar no verão poderei ver se estou ou não errado”, diz Lazare, um jovem de 32 anos de idade que assume neste momento as rédeas da selecção de basquetebol dos Camarões.
A organização desta clínica, que decorreu de segunda a quarta-feira da passada semana, contou com o envolvimento da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, da Autarquia de S. Vicente, das ONG’s norte-americanas Global Sports Adantage e Samaritan’s Feet, e também com a ajuda particular de Zé Anguila, veterano da selecção nacional da modalidade. A formação continua neste verão, provavelmente com deslocações às ilhas de Santiago, Sal e S. Vicente dos técnicos Constantin, Nowra e Lazare.
Kim-Zé Brito

Asemana

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment