Monday, January 31, 2011

Vice-campeã da Zona II: Cabo Verde dá cartas no Senegal

As selecções principais de Cabo Verde, masculina e feminina, qualificaram-se na segunda posição do Torneio da Zona II do Conselho Superior do Desporto em África, realizado na cidade senegalesa de Thíes.

Trata-se de um feito brilhante dos combinados cabo-verdianos., lá no seu baptismo internacional na alta rota do andebol, já que Cabo Verde classificou-se apenas nos embates ante a equipa anfitriã do Senegal, formada, na sua grande maioria por atletas profissionais que militam no campeonato africano, um dos mais fortes do mundo.

Apesar da falta de experiências nestas andanças, as selecções levantaram bem alto o nome do desporto cabo-verdiano, uma vez que Cabo Verde impôs-se ante selecções cotadas no continente africano, o que prova, que com mais apoio, sobretudo das instâncias desportivas o país poderá marcar a sua forte presença em grandes palcos internacionais.

A selecção feminina, comandada pelo seleccionador nacional, Pierre Malfoy, foi a primeira a entrar em campo nessa competição e, logo com uma espectacular vitória de 29-14 ante a sua congénere da Guiné Conacri.

Na sua segunda partida, a equipa crioula voltou a estar em grande, perante o júbilo da comunidade cabo-verdiana residente em Thíes, ao levar de vencida a sua similar do Mali por 31-16, numa partida em que a superioridade da comitiva nacional foi bem patente.

Este jogo serviu não só para a equipa técnica rodar os jogadores, mas também para Cabo Verde proporcionar espectáculos, já que as meninas cabo-verdianas rubricaram uma exibição que contagiaram a imprensa especializada senegalesa a todos os títulos.

Já na sua derradeira partida, um autêntico final, a equipa crioula encaixou a sua primeira e única derrota num prélio disputado frente à forte selecção senegalesa que acabara por confirmar o favoritismo que lhe era atribuído ao longo do torneio.

O resultado final foi de 13-21, resultado que deixa Cabo Verde na miragem dos Jogos Africanois de 2011 a serem disputado em Setembro próximo, em Maputo, Moçambique.

A selecção masculina qualificou-se, igualmente na segunda posição deste torneio internacional da Zona II do Conselho Superior do Desporto em África, com uma vitória, um empate e uma derrota.

Já no seu jogo de baptismo absoluto numa prova internacional, Cabo Verde passeou a sua classe numa vitória expressiva de 48-28 sobre a equipa nacional da Mauritânia, empatou a 27 golos com a sua similar da Guiné Conacri, para no jogo decisivo perder o título para o Senegal, 21-31.
Expresso das Ilhas

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment