Wednesday, February 9, 2011

Jovem ganha 25 mil dólares e coordena Campo de Basquetebol em Cabo Verde

Tomé Barros, 24 anos, ganhou 25 mil dólares no concurso de basquetebol na Universidade de Hampton, EUA, e o direito a coordenar um campo da modalidade em três países a sua escolha. Senegal, Brasil e Cabo Verde foram os preferidos para Tomé levar os seus conhecimentos de basket aos mais novos.


Depois de passar pelo Senegal e pelo Brasil, Tomé aterrou em Cabo Verde. No nosso país, leva o Campo de Basquetebol às ilhas de Santiago, São Vicente e Fogo, a terra dos seus pais. Na cidade da Praia, o evento terá lugar entre os dias 10 e 13 deste mês, na Escola Técnica, em Achada de Santo António. No Fogo, o Campo terá lugar entre os dias 17 e 22 deste mês, enquanto que São Vicente recebe o evento no mês de Março, em data a indicar.
Para além das actividades desportivas, Tomé vai promover em todas as ilhas palestras sobre vários assuntos, nomeadamente SIDA, liderança e importância da educação e dos bons comportamentos, factor que contribuiu, e muito, para que ele vencesse o concurso. O Campo destina-se aos jovens entre os 12 e os 18 anos. Em todas as ilhas, Tomé espera contar com cerca de 50 a 70 praticantes do basquetebol.
“O objectivo é levar esta actividade a alguns bairros mais carenciados do país. O ideal seria em todas as ilhas, mas a logística é muito grande e o dinheiro também não dá para esticar muito”, lamenta Tomé, que garante, entretanto, que vai contar para a logística com o apoio de várias entidades, ex-jogadores da selecção de basquetebol de Cabo Verde e da escola Amibasket.
Dependendo do êxito deste Campo, o jovem basquetebolista espera em um futuro próximo voltar ao nosso país, para mais iniciativas. E a abertura de uma escola de basquetebol, que contribua para o desenvolvimento da modalidade, poderá ser um desses “grandes projectos” de Tomé. Afinal, considera que o basquetebol tem conseguido granjear o seu espaço entre nós. Por outro lado, considera que será preciso investir ainda mais na formação, sobretudo dos treinadores.
Ricardino Pedro
Asemana

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment