Sunday, February 20, 2011

Taça Independência contará com equipa da diáspora

A próxima edição da Taça Independência de futebol contará com a presença de uma equipa representativa da diáspora cabo-verdiana, que se vai juntar às selecções das nove ilhas habitadas do país. Este torneio “inter-ilhas” está agendado para finais do mês de Julho e será disputado na ilha de Santiago.

As duas regiões desportivas de Santiago vão unir esforços para organizar a Taça Independência, cuja edição anterior aconteceu há menos de dois anos na ilha de Santo Antão e foi justamente vencida pela selecção da ilha-maior. Desta vez, além dos combinados das nove ilhas habitadas de Cabo Verde, a ideia é convidar uma equipa das comunidades cabo-verdianas no estrangeiro para completar um painel de 10 selecções.
Conforme Mário “Donnay” Avelino, da Associação de Futebol de Santiago Sul, a organização já estabeleceu contactos com a diáspora nos EUA para que esta seja a representante da emigração no próximo torneio. “A ideia é, a cada edição, convidarmos uma equipa representativa de uma das comunidades da diáspora. Neste momento, temos contactos estabelecidos com os EUA, mas nas próximas edições poderão vir equipas de Portugal, Holanda ou de outros países de acolhimento dos nossos emigrantes”.
Com este “complemento” da diáspora, a Taça de Independência será dividida em duas poules de cinco equipas. Um grupo jogará em Santiago Sul e o outro na região Norte da ilha, no sistema todos contra todos a uma volta. E do cruzamento de resultados sairão as semifinalistas do torneio “inter-lhas”.
Asemana

http://www.criolosports.com/

1 comment:

  1. grandi iniciativa Donay. ta da opurtunidadi pa equipas di diaspora mostra ses talentu na terra natal.

    ReplyDelete