Thursday, February 17, 2011

Vitoria e Derrota

Por: Gerson De Mello

Vitória
"Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira."
Léon Tolstoi

Há quatro anos quando se lançou o projecto da 2ª divisão para o futebol em São Vicente, muitos foram os cépticos e conservados que projectaram insucesso e vida curta a nova competição.
Hoje vistos os números, não há dúvidas que a criação da 2ª Divisão a pare da Taça Independência 2007 - Futebol, dos Campeonatos Nacionais de Voleibol Feminino, dos Campeonatos de Ténis 2010 e dos títulos conseguidos pelos surfistas, foram as grandes conquistas do desporto de São Vicente.
Para além de mover mais 150 jogadores, vários dirigentes e de dar oportunidades a zonas mais distantes como Salamansa, São Pedro e Calhau, a 2º Divisão veio trazer mais competitividade a 1ª Divisão.
É certo que a competição ainda não atingiu a maturidade, mas para lá caminha, pois a organização da Associação de Futebol de São Vicente e das próprias equipas assim o obrigará.
Para consolidar ainda mais esta posição, esta semana foi aprovado pela maioria dos clubes, a disputa de uma eliminatória a duas mãos, o que irá permitir ao 7º classificado da 1ª Divisão e ao 2ª classificado da 2ª Divisão disputarem um lugar na maior competição de futebol da Ilha do Monte Cara. Certamente maior competitividade irá haver no futebol em São Vicente.
Hoje gostava de ouvir a opinião dos então críticos sobre a criação da 2ª Divisão. Será que todos não devem ter a mesma oportunidade?

Derrota
"Quem nunca um erro cometeu, também nunca algo descobriu."
Regina Shultz

Que Televisão de Cabo Verde (TCV) não nos mostre todos os resumos dos diversos campeonatos de futebol e das outras modalidades, já estamos acostumados e sabemos que infelizmente não há recursos humanos e materiais que o permitem.
Mas esta semana (14 de Fevereiro) no programa desportivo, Bancada VIP, quando foi feito a análise à 1ª volta do campeonato de futebol de Santiago Sul, esperava que fosse feito o mesmo aos outros campeonatos. Espanto meu quando apenas se analisou um campeonato, que com todo o mérito dos seus diversos intérpretes tem cimentado a posição de líder do futebol caboverdeano.
Será que os telespectadores da TCV não têm o direito de ouvir uma análise dos campeonatos das outras regiões desportivas?
Não esta em causa a qualidade da análise, mas penso que todos os campeonatos merecem ter uma análise no programa desportivo da televisão dos todos os caboverdeanos.

Lisboa, 16 de Fevereiro 2011
Gerson Melo
gersonsenamelo@gmail.com

desportocaboverdeano@blogspot.com

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment