Sunday, March 20, 2011

AFROBASKET’2011:Cabo Verde à espera de “wilde card”

A Selecção Nacional de Basquetebol poderá ser repescada para o AFROBASKET’2011, depois de ter falhado a qualificação directa no Torneio da zona II, realizado no ano passado, no Senegal.

É que a FIBA-África pretende convidar três selecções, entre as quais Cabo Verde, Ruanda, RD Congo, Argélia e África do Sul, para completar o quadro competitivo da Prova.

Entretanto, a Selecção Nacional “só marcará presença no AFROBASKET’2011, se a Prova for realiza no Senegal ou em Angola”, afirmou o vice-presidente da FIBA-África e presidente da Assembleia da Federação Cabo-Verdiana de Basquetebol, Henry Gomes, que alega questões de índole financeira para a tomada de decisão.

O AFROBASKET’2011, marcado para Agosto, poderá ter como sede o Senegal, uma vez que Angola ainda não tenha decidido se, efectivamente, irá ou não acolher o evento em alternativa à Costa do Marfim, país que havia ganho a organização, porém, neste momento, a braços com convulsões políticas.

A Federação Internacional de Basquetebol (FIBA-África) continua de braços atados quanto ao organizador do Campeonato Africano de Seniores Masculinos.

Inicialmente, a competição tinha sido marcada para a Costa do Marfim, só que, em face da instabilidade política e social que se vive naquele país depois das polémicas eleições de Novembro passado decidiu-se pelo seu cancelamento e abertura de candidaturas para novos países interessados na sua realização.

Imediatamente perfilaram Angola, Madagáscar e Tunísia. O primeiro, com larga experiência na organização de eventos desta natureza e detentor de infra-estruturas a qualquer momento prontas para o efeito.

O segundo, apenas com o historial de ter acolhido o AFROBASKET de seniores femininos, há dois anos, enquanto o terceiro, logo riscado da agenda, com a “revolução popular” que levou à queda do presidente.

Perante estas duas realidades, a FIBA-África, que no mês transacto esteve reunida ao mais alto nível, contando com os presidentes das confederações zonais, inclinou-se mais para a candidatura angolana, até porque estes, no campeonato que organizaram em 2007, responsabilizaram-se pelo pagamento das despesas das 16 selecções participantes, facto que aliviou em grande medida a pressão dos países e mesmo do próprio organismo reitor da bola-ao-cesto continental.

No entanto, a proposta de Angola ser sede do AFROBASKET’2011, avançada pela respectiva federação, em nenhuma ocasião teve anuência do Ministério da Juventude e Desportos, alegadamente, porque era extemporânea.

Na sua explicação, o Governo afirma que o orçamento deste ano há muito que foi aprovado e não contempla o Campeonato Africano de Basquetebol, pelo que seria absolutamente impossível a organização da Prova tal como pretende a federação.

Ora, porque o impasse entre o Governo e a federação prevalece em Angola, numa altura em que faltam escassos seis meses para a Prova, o Senegal entrou na corrida e a FIBA-África poderá não ter outra alternativa, senão, de facto, outorgar a organização do evento aos senegaleses.

Aliás, o próprio organismo continental da modalidade vê-se bastante pressionado face à diversidade de eventos deste ano, dado que, para além do campeonato de masculinos decorrerá o de femininos em Outubro, no Mali, assim com os X Jogos Africanos de Maputo-2011, cujas eliminatórias zonais já estão em curso.

Os países apurados são: Angola, campeã em título, Costa do Marfim, país previsto para palco da Prova, Tunísia, Camarões, Senegal, Mali, Marrocos, Nigéria, Togo, República Centro-Africana, Chade, Moçambique, Egipto e três convidados que sairão do grupo composto pelo Ruanda, RD Congo, Argélia, África do Sul e Cabo Verde.
DA
Anacao

No comments:

Post a Comment