Thursday, March 3, 2011

Vitória e Derrota - I Março



Vitória – Federação Cabo-verdiana de Andebol
"O mais importante neste mundo não é tanto onde estamos, mas em que direcção nos movemos."
O. W. Holmes

 A quando das ultimas eleições que elegeram a actual Direcção da Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA), a primeira coisa que me lembro de ter chamado a atenção, foi o facto de uma mulher ter assumido a presidência de uma modalidade desportiva que passava por momentos conturbados. Ainda hoje é facto raro haver federações ou associações desportivas presididas por mulheres, que me lembre, as únicas excepções são as Associações de Voleibol e Basquetebol e Andebol da Ilha de São Vicente e aFederação de Andebol.

Outro facto, foi ter sido um profissional da área do desporto, no caso Professora de Educação Física, a aproximar do desporto federado. O que infelizmente também não abunda no nosso desporto federado.

Mas o facto que me levou a congratular a F.C.A., na minha rubrica Vitória, é o excelente trabalho que o Professora Filomena Fortes e a sua equipa estão a fazer, numa modalidade que até então não tinha grande expressão mesmo a nível interno.

As conquistas para a modalidade não têm sido apenas desportivas, com a conquista do torneio Challenge Trophy de Sub 20 ou as participações nos torneios de qualificação para os campeonatos de África, mas têm sido acima de tudo administrativas. A reorganização da federação, a sua credibilização quer internamente quer externamente, o desenvolvimento sustentado, tudo isto tem como consequência a participação nos Campeonatos de África – Moçambique 2011.

Sou e sempre continuarei a ser apologista de organização e a cada dia que aprendo com mais certeza fico, no desporto para se triunfar é necessário haver ORGANIZAÇÃO.

Tal como acontece noutras áreas, é importante no desporto haver pessoas com formação adequada para que possam transmitir seus conhecimentos e experiências. Assim penso ser importante haver uma reaproximação urgente dos profissionais de Educação Física ao desporto federado, seja ele qual for a modalidade, para que todos possam seguir o mesmo caminho que o Andebol esta a seguir.

Parabéns à Direcção da F.C.A. e à sua Presidente pelo excelente trabalho que têm desenvolvido.

Derrota – Futebol Juvenil em São Vicente

"O rio atinge seus objectivos, porque aprendeu a contornar obstáculos."
Lao-Tsé

São Vicente sempre foi ao longo dos anos um exemplo a nível de futebol juvenil.

Com maior ou menor dificuldade, quer financeira, quer logística, com muito sacrifício e árduo trabalho dos dirigentes e técnicos do futebol juvenil, sempre houve competição dos escalões de formação. Na última década só por uma época não se organizou o Campeonato Sub-19, de resto sempre se organizaram Campeonatos de Sub 15 e Sub 17, mesmo quando já se sabia que não haviam competições a nível nacional.

Trabalhar no futebol juvenil, exige dedicação, empenho, muito espírito de sacrifício, conhecimento e paciência. Infelizmente os nossos dirigentes, que há anos trabalham com os mais jovens não são reconhecidos, pois o próprio futebol juvenil ainda não tem a importância que devia ter, claro falando a nível nacional.

O futebol Juvenil não pode ser visto, pelos dirigentes dos clubes, como um custo mas sim como um investimento. E se queremos um exemplo, temos o Batuque, que investiu no futebol juvenil e hoje é normal vermos atletas a evoluírem no futebol europeu que passaram pelo Batuque.

A própria Federação Cabo-verdiana de Futebol tem nos seus regulamentos, formas de protecção para as equipas que trabalham o futebol juvenil, impossibilitando que as equipas que tenham maior poder financeiro possam “secar” a seu belo prazer, as equipas de formação.

Também a FIFA, através da criação da Compensação por Formação e do Mecanismo de Solidariedade protege os clubes que investem no futebol juvenil, possibilitando que numa transferência para o futebol profissional os clubes por onde o atleta tenha passado, a quando da sua formação, sejam sempre recompensados financeiramente.

Com tudo isto, não vejo por que motivo, no momento tão importante para o futebol de Cabo Verde, não se organizar o Campeonato Regional de São Vicente Sub-19, tido pelos entendidos, como a etapa mais importante da formação do atleta.

Não sei de quem é a culpa, mas todos devem sentar e ultrapassar qualquer obstáculo que possa aparecer, para que os campeonatos de futebol juvenil possam acontecer.


PS: Naturalmente que como qualquer pessoa, que escreve as suas opiniões, estou sujeito a criticas quer positivas quer negativas. Tenho é que estar preparado para saber ouvir e assim continuar a aprender.

Lisboa, 1 de Março 2011
Gerson Melo
gersonsenamelo@gmail.com

desportocaboverdeano@blogspot.com

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment