Friday, April 1, 2011

Voleibol:Falta de espaço impede desenvolvimento da modalidade em São Vicente

Por falta de espaço para treinar, o voleibol em São Vicente atravessa um momento difícil mas a presidente da Associação Regional de Voleibol de São Vicente, Lindinalva Lima, acredita poder trazer de volta a antiga glória da modalidade.
“Talvez seja pelo facto de São Vicente ter dominado no vóley a nível nacional, mas o certo é que as pessoas não se preocuparam em formar as gerações mais novas e não pensaram a longo prazo. Com a saída para o estrangeiro dos atletas séniors e o não investimento nas bases, o vóley de São Vicente perdeu seu prestígio e competitividade”, advogou.

“Queremos retomar a velha glória do vóley de São Vicente por isso estamos investindo em mais formações e competições. Queremos também criar equipas nas escolas secundárias para que possam participar dos campeonatos porque há condições para tal.” remarcou

“A nossa maior dificuldade é a falta de espaço para treinar e competir”, referiu a dirigente sublinhando que “o problema não é falta de atletas porque temos jovens que querem praticar vôlei, inclusive há equipas com atletas séniors e juniores, em feminino e masculino”.

“Se quisermos treinar temos que usar as Escolas Secundárias ou o Polidesportivo de Oeiras, no Monte Sossego. Mas o problema é que os horários disponíveis são incompatíveis com os nossos horários de trabalho ou de estudo. Nós não temos onde treinar e isso está impedindo o desenvolvimento do vóley no Mindelo”, declara Lindinalva Lima.

Esta nova direcção da Associação está a trabalhar desde janeiro e já realizou o Torneio de Abertura que foi ganho pela Académica (Masculino) e no feminino venceu a Académica A. Entre os dias 1 a 4 de abril está agendada uma formação de arbitragem em vóley indoor com Júlio “Popey” Leite, árbitro internacional da Federação Cabo-verdiana de Voleibol.

“A nossa maior preocupação é a formação de base”, afirma a presidente da Associação sublimhando que “Esta situação de haver somente três equipas a participar no Campeonato é extremamente pouco e isso deve-se à falta de formação nas camadas mais jovens. Nosso projecto é para se investir agora e continuar para colher os frutos depois evitando-se, assim, que o vóley caia nesse abismo de novo”, alertou.

O Campeonato de Voleibol inicia dia 3 de abril com os jogos: Altlético x Progresso (Masculino) pelas 18 horas e em feminino Académica A x Académica B pelas 19:30 no Polidesportivo de Oeiras, no Monte Sossego. No dia 30 de abril começa a Taça de São Vicente em Voleibol.
ODAIR RODRIGUES
A nacao

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment