Wednesday, May 25, 2011

CABO-VERDIANO PREPARA MAIOR AULA DE JUDO DO MUNDO

O judoca luso-cabo-verdiano, Nuno Delgado, prepara-se para apresentar o “Mandela Day 2011/Maior Aula de Judo do Mundo”, a decorrer no próximo Dia Mundial da Criança, 1 de Junho, no Terreiro do Paço, em Lisboa, Portugal, um evento com cobertura televisiva nacional e internacional.
Com o evento pretende-se que judocas ou não, 7.000 crianças e jovens (a partir dos 6 anos), oriundos de todo Portugal e de comunidades judocas espalhadas pelo mundo, vestindo um kimono (que receberão à chegada) irão interpretar uma coreografia criada a partir dos conceitos fundamentais do judo (superação, auto-conhecimento e solidariedade) e, simultaneamente, concretizar a Maior Aula de Judo do Mundo e criar o Maior Arco-Íris Humano (o símbolo da esperança, união dos contrários e integração social, conceito defendido por Nelson Mandela), dois dos recordes com que, nesse dia, Portugal se inscreverá no Guinness World of Records. E, durante 67 simbólicos minutos, vão mostrar à escala global que vale a pena promover os valores da esperança, da união de opostos e da inclusão social, conceito que tem como mentor Nelson Mandela.
No final, todos os participantes vão devolver os kimonos (que receberam à chegada) e doá-los para que o movimento Achieve, Collect & Give Back continue a proporcionar formação desportiva e cívica a crianças e jovens em situação de risco.
Designado pela Fundação Nelson Mandela como um dos eventos de abertura da iniciativa global Mandela Day 2011, esta é a iniciativa de maior visibilidade do movimento de solidariedade social Achieve, Collect & Give Back, promovido pela Escola de Judo Nuno Delgado e que se destina a proporcionar formação desportiva e cívica a crianças e jovens em situação de risco.
Segundo o próprio Nuno Delgado, “é com enorme orgulho” que prepara este projecto a que a Fundação Nelson Mandela se associou. Diz que a identificação entre a instituição responsável pelo legado do Madiba e este projecto “foi tão grande” que “fui desafiado para fazer da Maior Aula de Judo do Mundo o arranque oficial da iniciativa mundial Mandela Day 2011”.
O judoca aceitou o desafio e diz que “só por impossibilidade completa alguém podia rejeitar tal honroso convite” da Fundação Nelson Mandela para abraçar esta iniciativa que, e não é por acaso, se encontra inscrita no Guinness World of Records na categoria de Teamwork. Por isso, Nuno Delgado acredita que “juntos, vamos fazer História”.

CALENDÁRIO DE EVENTOS A DECORRER
Dia 26 de Maio pelas 11h - evento na comunidade escolar do Barreiro
Dia 28 de Maio pelas 17h MAJ Sintra associada ao evento Sintra Viva - Regimento de Artilharia Anti-aérea nº1 - Queluz
DIA 1 DE JUNHO pelas 11h MANDELA DAY2011/MAIOR AULA DE JUDO DO MUNDO - Terreiro do Paço - Lisboa
Liberal

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment