Friday, June 10, 2011

Nélson Évora volta às pistas em Turim

Nélson Évora, campeão olímpico do triplo salto de Pequim 2008, que praticamente não competiu desde o Verão de 2009, vai tentar nesta sexta-feira, 10, no meeting de atletismo de Turim, alcançar os mínimos para o Mundial de Daegu, Coreia do Sul, fixados em 16,85m.

A actual performance do atleta luso-cabo-verdiano tem este ano apenas uns insuficientes 16,69m, em pista coberta.
O saltador pensaia assim um regresso “tímido”, evitando o confronto, por enquanto, com os dois melhores do Mundo do momento, ou seja o francês Teddy Tamgho e o britânico Philips Idowu, que estarão no dia seguinte no meeting de Nova Iorque.
Após duas sensacionais épocas, em 2007 e 2008, coroadas com o título olímpico e mundial, Évora ainda esteve bem em 2009, em que foi vice-campeão mundial, atrás de Idowu.
Os meses seguintes foram totalmente diferentes: primeiro, foi-lhe detectada uma fractura de esforço numa tíbia e foi operado, em Fevereiro de 2010. Depois, este ano, lesionou-se num calcanhar, e, já em Maio passado, num adutor.
Em resultado disso, só tem contabilizadas quatro provas de triplo desde o Mundial de Berlim 2009 (com resultados fracos), período de tempo em que a ascensão do francês Teddy Tamgho foi avassaladora.
Nélson Évora só deverá ainda entrar nas reuniões da Liga Dourada a decorrer na Europa, ou seja Lausana a 30 de Junho, Birmingham a 10 de Julho e Mónaco a 22 de Julho, onde também vão competir Idowu, o campeão da Europa, e Tamgho, recordista mundial em pista coberta e líder mundial de 2011.
Público

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment