Thursday, July 26, 2007

Terminaram os Jogos Pan-Africanos com discretíssima presença cabo-verdiana

Angola foi o país de língua portuguesa com a melhor classificação na 9ª edição dos Jogos Pan-Africanos, que ocorreu de 11 a 23 de julho em Argel, Argélia, ao conquistar o 12º lugar da classificação, com 12 medalhas. Os atletas angolanos conseguiram quatro medalhas de ouro (basquete masculino, handebol feminino, atletismo para portadores de deficiência e tiro ao prato), uma de prata (xadrez) e sete de bronze (basquete feminino, xadrez, judô e taekwondo).

Dos 52 países participantes dos Jogos Pan-Africanos, o melhor foi o Egito, que conquistou 199 medalhas, sendo 74 de ouro, 62 de prata e 63 de bronze. A Argélia ficou em segundo, com 70 ouros (205, no total), seguida de África do Sul, Nigéria e Tunísia.

Moçambique, Bissau, São Tomé e Cabo Verde

Ao terminar sua participação em 24º, Moçambique foi o segundo lusófono dos Jogos. O país conquistou uma medalha de ouro no atletismo, com Leonor Odete Piuza, nos 800 metros.

São Tomé e Príncipe ficou em 31º, com uma medalha de prata, de Dekker Batista no Karatê. Guiné-Bissau apareceu em 34º lugar da tabela com três medalhas de bronze na luta livre. Cabo Verde, que enviou apenas uma equipe de voleibol a Argel, não conquistou medalhas.

Agência Lusa

No comments:

Post a Comment