
Pelo menos cinquenta cidadãos cabo-verdianos residentes em Luanda estão mobilizados para integrar o grupo de apoio à selecção nacional de Cabo Verde, na 24ª edição do Campeonato Africano de Basquetebol sénior masculino, "Afrobasket-2007", a decorrer de 15 a 25 deste mês em Angola. A garantia foi dada nesta quarta-feira à Agência Noticiosa de Cabo Verde (Inforpress), pelo antigo guarda-redes do 1º d’Agosto, Hélder Cruz, para quem é possível, com alguma sorte, a melhoria do nono lugar conquistado por aquela selecção na edição de 1999, disputada em Angola.
Líder da claque, o ex-praticante de futebol, natural de Cabo Verde, garantiu estarem criadas as condições do ponto de vista logístico, para o apoio ao combinado do seu país durante a prova.
Indicou que o grupo vai aparecer com bandeiras, batuques, apitos e outros instrumentos sonoros e dísticos. "Criamos um grupo de apoio que irá trajado à maneira crioula, com violas, cavaquinhos e outros meios, para apoiar a nossa selecção", precisou Hélder Cruz.
Para ele, é ainda necessário um trabalho de sensibilização junto da comunidade visando assegurar a integração de outros compatriotas, por formas a "empurrar" a selecção caboverdeana a uma posição histórica na tabela classificativa geral do Afrobasket`2007.
Cientes das dificuldades a encontrar ao longo da competição, Hélder Cruz afirmou que a comunidade acredita numa boa prestação no torneio.
Por seu lado, a Associação dos Cabo-verdianos em Benguela anunciou, também nesta quarta-feira, a criação de condições para manifestar o seu carinho a selecção do seu país.
João Teixeira, presidente da organização, disse que para tal foi solicitado apoio financeiro à Embaixada de Cabo Verde em Angola, para a aquisição de algum material.
"Pensamos fazer uma contribuição, mas já pedimos esse apoio, pois os atletas têm que sentir o nosso calor desde a recepção no aeroporto até aos pavilhões", sublinhou.
Disse não conhecer bem a sua selecção, do ponto de vista competitivo, mas espera uma boa prova por parte dos seus compatriotas.
Entretanto, mostrou-se preocupado com o processo de aquisição de bilhetes, daí ter solicitado à organização a criação de mecanismos que salvaguardem os interesses dos apoiantes dos países envolvidos no Afrobasket`2007.
O campeonato vai decorrer nas cidades de Benguela (sede do grupo-A: Angola, Rwanda, Marrocos e Cabo Verde), Huíla (B: Senegal, Côte d´Ivoire, Mali, Egipto), Huambo (C: Nigéria, República Centro Africana, Libéria, RD Congo), Cabinda (D: Argélia, Tunísia, Camarões, África do Sul) e Luanda, sede da abertura e fase final.
AngolaPress
No comments:
Post a Comment