Monday, October 13, 2008

Anselmo (Jair) Ribeiro


Anselmo (Jair) Ribeiro

Alselmo Ribeiro, mais conhecido por Jair, é oriundo de uma família de desportistas.
A longa carreira de Jair passou por Cabo Verde, Portugal,Bulgária e Estados Unidos.

Jair começou a sua carreira na equipa do Bairro da Praia em 1985,com 15 anos de idade, passando brevemente pela equipa do Prédio da Achada Santo António. De 1988 a 2000, Jair esteve nos Estados Unidos, jogou na escola de Madison Park, em Roxbury, onde se destacou como um dos melhores jogadores do Estado de Massachussetes.

Procurado por muitas Universidades nos Estados Unidos Jair decidiu seguir o seu sonho, foi para Portugal, onde jogou nos juniores de um dos grandes clubes desse país, Sporting. Foi Campeão Nacional de juniores em 1991/1992. Em 1993 ja na idade de senior o Sporting emprestou-o ao Alverca e no ano seguinte foi cedido a Olhanense, ambas da segunda divisao do campeonato Portugues. Na temporada de 1996/1997 Jair conseguiu lugar no plantel da CSKA de Sofia, um dos maiores clubes da Bulgaria. Enquanto a comando da equipa do CSKA da Bulgaria, Jair venceu a taça da Bulgaria, sendo considerado pela imprensa o melhor jogador da final nesse ano. De regresso aos Estados Unidos Jair representou a equipa do New England Revolution da MLS, a maior liga de futebol nos Estados Unidos. Ainda na MLS Jair jogou no San
Jose, equipa de California e Tamba Bay de Florida. Em 2000, Jair integrou a selecção de Cabo Verde na Taça Amilcar Cabral. O melhor jogo de Jair com a camisola de Selecção de Cabo Verde foi a final da Taça Amilcar Cabral contra a poderosa seleccao de Senegal em que Cabo Verde venceu o trofeu pela primeira vez.

Depois de ter andado por vários clubes do escalão secundário nos Estados Unidos e Portugal, Jair foi representar o Tampa Bay Munity(de volta a escalão maxímo, a MLS), onde 'liderou' o meio-campo ao lado do Veterano Carlos Valderrama.



Actualmente Jair reside em Florida e continua envolvido no desporto. E dono parcial de uma escola de futebol para crianças e é dono de uma escola de ginástica aerobica baseada em futebol. Recentemente Jair terminou os seus estudos em Gestao de Futebol e foi contactado por Sport Lisboa e Benfica para trabalhar na sua academia de futebol em Orlando, Florida. Jair acredita que esta pronto para a nova carreira.

POSIÇÃO
Médio Atacante


CLUBES
Sporting CP
(camada joven)
Alverca (93/94)
Olhanense (94/95)
Olhanense (95/96)
CSKA Sófia - Bulgária (96/97)
New England Revolution (98) 11-3
(MLS - 1.ª Divisão dos EUA)
New England Revolution (99)
* - até Julho
San Jose Clash (99) 18-1
(MLS - 1.ª Divisão dos EUA)
* - a partir de Agosto
Hampton Roads Mariners (2000)
(A-League - 2.ª Divisão dos EUA)
Olhanense (00/01)
* - de Janeiro a Março de 2001
Colorado Rapids (2001)
(apenas durante uma
digressão em Portugal)
Tampa Bay Mutiny (2001)
(MLS - 1.ª Divisão dos EUA)
Connecticut Wolves (2002)
(A-League - 2.ª Divisão dos EUA)
Western Mass Pioneers (2003)
(D3 - 3.ª Divisão dos EUA)

Adalberto DePina (criolosports.com)

Referencia fandata magazine

No comments:

Post a Comment