Monday, June 25, 2007

Afrobasket'2007: Seleccionador Emanuel Trovoada procura reforços


O seleccionador nacional de basquetebol, Emanuel Trovoada, “Mané”, pretende reforçar a equipa cabo-verdiana para o Afrobasket’2007 que se realiza de 15 a 23 de Agosto em Angola, com dois jogadores universitários de topo radicados nos Estados Unidos da América e que evoluem na Universidade de Providence e no UMSS Boston.


Mané adiantou à Inforpress que se tratam de dois experientes jogadores filhos de pais cabo-verdianos, que funcionam nas posições de base e extremo e que estão ansiosos por representar as cores de Cabo Verde no Campeonato Africano das Nações.

Certo é que a convocatória só será divulgada na próxima quarta-feira, uma vez que o timoneiro nacional espera do aval do presidente federativo, que se encontra ausente do país, para se inteirar quanto a possibilidade da incorporação destes atletas .

Ainda assim, sabe-se que a selecção masculina com vista ao Afrobasket será composta por cerca de 60 a 70 por centos dos jogadores profissionais e que militam nas equipas estrangeiras.

A lista dos convocados será completa com alguns atletas residentes e que fim-de-semana marcaram presença no jogo das Estrelas Contra a Droga, promovido pela Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, em parceria com a Comissão de Coordenação de Combate à Droga.

O grosso dos seleccionados iniciam a primeira fase dos trabalhos de preparação a 8 de Julho, na cidade da Praia, mas já é dado assente junto do seleccionador que devido a sobrecargas do jogo durante a época alguns atletas como Rodrigo Mascarenhas e Mário Jorge serão dispensados desta etapa inicial de preparação, visando uma melhor recuperação física.

De acordo com o plano federativo, a equipa nacional parte a 4 de Agosto para Angola, onde tem já rubricado um protocolo com a Federação Angolana de Basquetebol, para a realização de três jogos treinos ante as formações do ASA, Inter Clube e o Misto de Cabinda.

A selecção feminina também esteve presente nos Jogos de Estrelas Contra Droga, realizada sob o lema “Ca Bu Dexa Droga Controla Bu Vida”, numa participação de 12 atletas que evoluem nos campeonatos regionais de Santiago/Sul, Sal e São Vicente.

Inforpress

No comments:

Post a Comment