Friday, June 29, 2007

Ex-Craques do futebol caboverdeano emergem como treinadores

O campo de sucupira, que ja foi o berço de muitas estrelas do futebol caboverdeano, teve a particularidade não só de produzir dois jovens talentosos que viriam a vestir a camisola do sporting da capital, bem como dois treinadores que veem mostrando um talento igualmente promissidor no campeonato da NELASA.
Alias, para os adeptos dos clubes da NELASA que tem vindo a seguir por perto estes dois jovens treinadores o Nelo “Tambarina”, como carinhosamente o chamamos, e o Zé Di Pexa, curiosamente são os treinadores dos dois primeiros classificados do campeonato, e tambem da selecção de Santiago que vai participar no torneio Inter-Ilhas marcado para os dias 30 de Junho, sábado e 1 de Julho, domingo, às 3 horas da tarde no estádio Rocky Marciano do liceu de Brockton.

Nelo, que é o “director técnico” ao servico do Fidjos Terra, comanda uma equipa que joga bem a semelhança de “o capitão”, esse central possante que jogava com uma disciplina impressionante.
Enquanto jogador Nelo sempre se primorou pela certeza, e pela vontade de disputar e vençer cada lançe, cada embate, e cada partida. Pois esse era o jogador. Agora como treinador os pupilos do “o capitão” parecem querer herdar a mesma filosofia que Nelo demonstrou enquanto jogador.

No que diz respeito ao Zé Di Pexa, ”o maestro” que foi um dos primeiros caboverdeanos a jogar como profissional na Holanda, pois ele jogou pelo Sparta de rotterdam, futebol é uma arte que deve ser exibida desde que o intuito seja chegar a vitoria. Enquanto jogador, pois eu so tive o prazer de o ver demonstrar os seus dotes ja bem no inicio e no fim da sua carreira, alias fim não, porque se ele quizer ainda pode jogar em qualquer equipa da NELASA, Zé Di Pexa, sempre mostrou uma capaçidade técnica fascinante. No entanto apos ter passado alguns tempos na Holanda mostrando todo o seu talento, hoje Zé di Pexa é um treinador ao serviço da equipa do Tabanka que vem impondo a sua rubrica nesta tão promissora equipa.
Alias o estilo de jogo exibido pelos seus pupilos é um jogo quase ao estilo do Zé Di Pexa. Um jogo em que o bonito é enquadrado na eficàcia ou vice-versa.
Enfim, no fim de semana proximo estes dois grandes do futebol caboverdeano vão
estar para além das quatros linhas representando o futebol caboverdeano,e uma vez
mais vão estar representando as cores da mesma equipa, a da selecao de santiago, so
que desta vez e como treinador.

Gabriel Livramento

1 comment: