Wednesday, June 20, 2007

Futebol/Campeonato Nacional: Equipas do Tarrafal ameaçam recorrer às instâncias judiciais


As direcções das equipas federadas do concelho do Tarrafal, inscritas na Associação Regional de Futebol de Santiago Norte, continuam a reivindicar o título de campeão de Santiago Norte conquistado oficialmente pelo Scorpion Vermelho de Santa Cruz, a favor da formação do Beira-Mar do Tarrafal e prometem levar o contencioso as instâncias judiciais.
A uma jornada do final da primeira fase do Nacional de Futebol, os dirigentes desportivos do Tarrafal intensificam o descontentamento para com a direcção da associação local e com a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), alegando que nos termos do regulamento da Federação, o Beira Mar é o legítimo campeão desta região desportiva.

Esta reivindicação foi manifestada à Inforpress pelo activista desportiva neste concelho, outrora candidato derrotado nas últimas eleições para a direcção da associação, Donnay Avelino, para quem, à semelhança das medidas com que a CAF afastou o Sporting Clube da Praia na Liga Africana dos clubes, a FCF teve dois pesos e duas medidas em deixar o Beira-Mar fora do Campeonato Nacional.

Donay Avelino reclama pelo silêncio da Comissão da Disciplina da FCF neste contencioso que opõe o Beira-Mar ao Scorpion, pois diz não compreender as razões por que o protesto apresentado pela equipa tarrafalense, dentro do prazo permitido pela lei, não teve qualquer resposta.

O Beira-Mar e o Scorpion terminaram a segunda fase do campeonato empatado em termos pontuais e a Associação de Futebol de Santiago Norte chegou a determinar o título de campeão a formação do Tarrafal.

Entretanto, a direcção da Associação recuou na sua decisão em como teve uma interpretação errada do regulamento, pelo que acabou por ditar a formação do Scorpion Vermelho de Santa Cruz como o vencedor da competição no interior de Santiago.

Scorpion está integrado no Grupo B do Campeonato Nacional ao lado das equipas do Académico do Sal, Sporting do Porto Novo, Botafogo, Rosariense da Ribeira Grande e Académica da Praia. Esta semana joga à qualificação no Estádio da Várzea ante a briosa da capital.

PROJECÇÃO DOS NOVOS SEMI-FINALISTAS

O campeonato Nacional de Futebol vai conhecer, no próximo fim-de-semana, mais dois semi-finalistas, que vão se juntar à Académica do Mindelo e ao Académico Sal.

No Grupo “A”, o Sporting da Praia precisa de um empate ante a Académica de Mindelo para conseguir o apuramento, ao passo que o Sal-Rei da Boa Vista, precisa de vencer a Académica da Calheta do Maio e esperar por uma eventual derrota do Sporting, para conseguir passar à nova fase.

No grupo “B”, onde o Académico do Sal já conseguiu o apuramento, a “luta” está mais renhida, pois, estão três equipas em condições matemáticas de conseguir a passagem para as meias-finais, a Académica da Praia, que soma sete pontos, o Vulcânicos do Fogo, o Scorpions de Santiago Norte e o Rosariense de Santo Antão, todos com seis pontos.

O jogo grande desde grupo vai ser o confronto entre a Académica da Praia e o Scorpions de Santiago Norte, duas equipas que precisam obrigatoriamente de vencer, porquanto, um empate ou derrota de uma das formações, pode favorecer o Vulcânicos, que recebe no seu reduto o Sporting de Porto Novo, considerado “lanterna vermelha”, ou seja, a única equipa que ainda não pontuou nessa competição.

O Rosariense de Santo Antão, que também sonha com o apuramento, tem a tarefa mais complicada, uma vez que viaja até a ilha do Sal para defrontar o já apurado Académico do Sal.

Jogos da quinta jornada:

Grupo “A”:
Sporting da Praia - Académica do Mindelo
Sal-Rei - Académica do Maio
Ultramarina - Morabeza.

Grupo “B”:
Académico do Sal - Rosariense
Vulcânicos - Sporting de Porto Novo
Scorpions - Académica da Praia

Inforpress

No comments:

Post a Comment