Wednesday, August 29, 2007

Basquetebol: Seleccionador de Cabo Verde admite treinar em Cabinda


O técnico principal da selecção cabo-verdiana de basquetebol sénior masculino, Emanuel Trovoada, admitiu nesta terça-feira, em Luanda, a possibilidade de regressar a Angola, para treinar um dos clubes do campeonato nacional. Falando ao Programa Café da Manhã, da Rádio Luanda Antena Comercial, disse estar contente com o trabalho desenvolvido pelos responsáveis da "bola ao cesto" desse país, daí esperar por algum convite formal e concreto para trabalhar nesse território.

"Eu sou angolano, como já disse (natural de Benguela), e tenho muito orgulho em regressar a casa. Estou feliz com o meu trabalho na selecção de Cabo Verde, mas vou esperar futuras propostas", considerou o técnico, nacionalizado português.

"Mané", como é publicamente conhecido nas lides desportivas, informou ter recebido um convite do seleccionador adjunto de Angola, José Carlos Guimarães, que pretende "explorar" a experiência deste para desenvolver a modalidade na província de Cabinda.

"Se não receber mais nenhum convite é um caso a pensar. De certeza que irei com todo gosto", considerou Emanuel Salustino Graça Trovoada, o estratega da conquista da medalha de bronze, por Cabo Verde, no recém-terminado Afrobasket2007. Angola foi campeã.

Disse, por outro lado, desejar que os atletas da sua selecção contratados por clubes nacionais joguem nesse país na condição de angolanos, tendo em conta os laços históricos e culturais entre Angola e Cabo Verde.

"Gostaria que eles pudessem actuar no campeonato angolano como se fossem angolanos comunitários, para já porque falam a mesma língua. Nos países francófonos e na Espanha é assim. Os argentinos jogam lá como espanhóis", exemplificou o treinador de 41 anos de idade.

AngolaPress

No comments:

Post a Comment