O projecto de investigação sobre o crescimento e desenvolvimento da criança cabo-verdiana foi apresentado, hoje, no Centro de Estágios da Federação Cabo-verdiana de Futebol. O estudo é realizado no âmbito do protocolo de cooperação existente entre a Direcção Geral dos Desportos e a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
O projecto apresentado pelo professor, José António Maia, visa elaborar um estudo sobre o estado de crescimento, desenvolvimento e saúde das crianças cabo-verdianas. A investigação assenta-se em três pilares fundamentais: um pilar do ponto de vista populacional, “e a partir do momento em que sejam identificadas nas crianças comportamentos ou factores de risco, rapidamente envolveremos as famílias, numa segunda fase ele pretende também fomentar o desenvolvimento de competências do ponto de vista académico e científico de cabo-verdianos envolvendo-os, com base na informação a ser obtida em projectos de mestrado e doutoramento e um terceiro pilar assenta na necessidade de colocar também, Cabo Verde na rota da ciência”.
De acordo com o professor doutor José António Maia as expectativas em relação aos resultados que se esperam do projecto vão ser colocadas em dois planos: “o primeiro plano tem a ver com a necessidade de fornecermos informação às crianças, às famílias, aos seus professores e educadores, informação fresca, sólida, uma vez que ela vai envolver muitas instituições. Mas acima de tudo o que se vai ter é um documento informativo relativamente ao modo como as crianças crescem e se desenvolvem e que vai ser de maior relevância, no domínio da acção política”.
O estudo foi solicitado pela Secretária de Estado da Juventude e Desportos à Universidade do Porto, no sentido de se fazer uma “radiografia”, o mais actualizado possível, do estado de crescimento, desenvolvimento e de saúde da criança e do jovem cabo-verdiano.
Liberal
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment