
O ex-guarda-redes da Selecção Nacional de Futebol e do 1º de Agosto de Angola, Hélder Cruz, considerou, que Cabo Verde tem possibilidades de se qualificar ao Campeonato Africano de Futebol (CAN-2010), mas, “por ter uma selecção em construção”, só com muita sorte atingiria o Mundial da África do Sul, no mesmo ano.
Contactado pela representação da Inforpress em Luanda, a propósito do sorteio das duas competições, realizado domingo, em Durban, disse terem ficado numa série acessível, tendo apontado os Camarões como principal favorito.
Na opinião de Hélder Cruz, Cabo Verde tem nesta altura bons jogadores a evoluir em equipas de primeira e segunda ligas da Europa, daí o sonho do apuramento ao CAN, a ser disputado pela primeira vez em Angola.
Quanto ao Mundial, prova para qual disputarão uma fase preliminar com os Camarões, a Tanzânia e as Ilhas Maurícias (o mesmo grupo de qualificação à prova africana), confessou ser muito difícil a qualificação, tendo em conta o modelo de disputa implementado.
Nesta primeira fase da eliminatória, qualificam-se os primeiros classificados de cada grupo e o melhor segundo, assim como o melhor terceiro. Estes participam numa outra fase, que qualifica os cinco vencedores de cada série ao Mundial da África do Sul. Os três primeiros de cada grupo (incluindo o mundialista) asseguram a passagem automática à Taça das Nações.
"Cabo Verde está a preparar-se com um técnico novo. Podemos ser um desses dois primeiros da fase inicial, pois a maioria dos nossos jogadores é profissional e joga fora.
"Apesar disso, julgo ser importante fazer uma boa planificação até Junho de 2008, altura do início das eliminatórias. Não se pode menosprezar a Tanzânia e as Ilhas Maurícias", opinou.
Para Hélder Cruz, Cabo Verde tem nesta altura uma selecção forte e equilibrada que, todavia, deverá apostar sério no sector defensivo para poder jogar de igual para igual contra os Camarões e, caso passe à segunda fase, com outras selecções fortes de África.
Liberal
No comments:
Post a Comment