O estudo sobre o crescimento e desenvolvimento da criança cabo-verdiana vai servir de base para uma melhor planificação na área da formação desportiva. A garantia é do director-geral dos Desportos.
O projecto de investigação sobre o crescimento e desenvolvimento da criança cabo-verdiana apresentado pelo professor, José António Maia, no âmbito do protocolo de cooperação existente entre a Direcção Geral dos Desportos e a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, assenta-se nos pilares, de ponto de vista populacional, com o envolvimento das famílias; no estabelecimento de competências do ponto de vista académico e científico e na necessidade de colocar Cabo Verde na rota da ciência.
O director-geral dos Desportos afirma que o estudo é um instrumento de extrema importância para aqueles que trabalham no dia a dia com crianças e jovens, quer na área desportiva, como nos estabelecimentos de ensino.
“Temos estado a trabalhar de forma afincada nos escalões de formação, mas já é tempo de desenvolvermos a nossa acção de forma mais planificada e mais orientada, com instrumentos que possibilitem a realização de um trabalho assente em princípios e normas predefinidas”, explicou o director-geral dos Desportos.
Inácio de Carvalho garantiu ainda que, com os resultados que se esperam do estudo, o trabalho de formação desportiva das crianças e jovens terá que ser desenvolvida em bases científicas.
“O estudo vai ter como amostra crianças de diferentes faixas etárias, com o objectivo de se conhecer a constituição física das mesmas, no sentido de se desenvolver um trabalho bem diferente do que tem sido feito até agora”, rematou Inácio de Carvalho.
O estudo foi solicitado pela Secretária de Estado da Juventude e Desportos à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, no sentido de se fazer uma “radiografia”, o mais actualizado possível, do estado de crescimento, desenvolvimento e de saúde da criança e do jovem cabo-verdiano.
Liberal
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment