Tuesday, December 11, 2007

Cabo Verde perde (2-1) com o Mali na final da Taça Amílcar Cabral


A selecção cabo-verdiana de futebol perdeu, esta segunda-feira, por 2-1, com o Mali, no jogo da final da XIX edição da Taça Amílcar Cabral, competição que vinha sendo disputada desde de 30 de Novembro na Guiné-Bissau. A equipa cabo-verdiana começou o jogo praticamente a perder, na medida em que, o Mali apontou o primeiro golo aos dois minutos, por intermédio de Lansana.

No entanto, volvidos seis minutos, Cabo Verde empatou por intermédio de Tigana. A equipa do Mali viria a adiantar-se de novo no mercador aos 24 minutos, através de Souleymane.

Na segunda parte, a equipa cabo-verdiana bem que tentou chegar a igualdade com os jogadores a reclamar uma mão na bola fora da grande área do guarda do Mali depois de uma tentativa de chapéu do avançado Nene.

No final da partida, o seleccionador nacional Lúcio Antunes, que reconheceu a supremacia dos malianos, disse que os jogadores “dignificaram o futebol cabo-verdiano e por isso estão de cabeça levantada”.

Segundo Lúcio, os jogadores mostraram que tem valor e Cabo Verde ganhou um grupo de trabalho, porquanto acredita que futuramente os jogadores vão continuar juntos nos próximos projectos da selecção nacional.

Em relação a paralisação da partida de domingo para falta de energia eléctrica, o timoneiro nacional disse que naquele jogo a equipa entrou bem mais forte, “mas não pode servir de desculpa para a selecção cabo-verdiana”

Com essa vitória o Mali, conquista o seu terceiro título na história da Copa Cabral, enquanto que Cabo Verde perde a sua segunda final depois de ter sido derrotado em 1991 pela Guiné Conacry. O único título da equipa de Cabo Verde registou-se em 2000, na Praia no triunfo de 1-0 sobre o Senegal.

De referir que, no domingo, o jogo da final foi interrompido passados os primeiros 25 minutos, após dois cortes consecutivas de energia eléctrica no Estádio, quando o resultado estava ainda em branco.

Cumpridos os pressupostos do regulamento, o árbitro decidiu interromper o jogo, para segunda-feira pelo que a decisão do título foi adiada para a tarde d segunda-feira.

A Copa Cabral é disputada pelos oitos países da Zona II do Conselho Superior dos Desportos em África: Cabo Verde, Guiné Conacri, Guiné-Bissau, Mali, Mauritânia, Senegal e Serra Leoa. A Mauritânia primou pela ausência nesta última edição.

Inforpress

No comments:

Post a Comment