
Quando o Étoile du Sahel da Tunísia entrar em campo, no Japão, para participar no Mundial de Clubes, um caboverdiano estará entre os demais atletas presentes.
Os campeões africanos fazem a sua estreia este domingo, 9, às 12:30 da tarde, (costa leste dos EUA), frente ao Pachuca do México, com transmissão em directo na Fox Soccer, canal 256 da Dish Network.
Gilson Alves, com o nome de guerra Já, sagrou-se campeão africano de futebol pela sua equipa, ao derrotar o Al-Ahli do treinador português Manuel José, por 3-1, na segunda mão da Liga dos Campeões Africanos, no Egipto.
O Al-Ahli preparava-se para conquistar seu terceiro campeonato africano consecutivo, em casa no Estádio Internacional do Cairo, após um empate a zero bolas na primeira mão, na Tunísia.

A equipa do Já, acabou por contrariar as previsões que apontavam para 70 % de hipóteses de vitória para os detentores do título da Champions.
Bilhete de identidade de Já
Data de Nascimento: 18 de Março de 1987
Local de Nascimento: S.Filipe-Fogo-Cabo Verde
Altura: 1.80 m
Posição: Avançado Centro
Clube Actual: Étoile du Sahel
Número: 7
2004 – 2005: Botafogo F.C.
Filho de peixe, Já nasceu no meio do futebol, em Lém, zona suburbana da cidade de S.Filipe-Fogo.
O pai Miguelinho foi um conhecido praticante do futebol no Fogo, assim como alguns tios como Tchibé Rodobico. É primo do Carlitos antigo lateral direito da selecção caboverdiana de futebol e irmão do Litos (que jogou no Botafogo e no Sporting da Praia) de John, Tutá e Igor todos com participação na selecção do Fogo ou nas camadas jovens da selecção nacional.
O codé é capitão da selecção Sub-15 de Cabo Verde.
Craque nato, segundo um amigo de infância a residir nos EUA, estreou-se na equipa da Académica do Fogo aos 14 anos, antes de passar pelo Botafogo e Sporting da Praia juntamente com as recentes aquisições de então, João de Lelé, Zé de Luisinha e seu irmão Litos.
Já, era apontado como o reforço de uma equipa portuguesa. Quis o destino que se permanecesse no continente africano, mais precisamente na região do Magrebe.
Mundial de Clubes: Parada de estrelas
Já, irá estar na montra do futebol mundial, ao lado de craques como o brasileiro Kaká, eleito o melhor jogador da Europa.
Boca Juniors da Argentina vai responder pela América do Sul.
A próxima edição do Mundial de Clubes apresenta alguma inovação.
Diferente das três edições anteriores, com os seis campeões continentais, este ano, o campeão do país-sede também irá figurar entre os clubes participantes no playoff na primeira partida contra o representante da Oceania.
O torneio vai ter lugar de 7 a 16 de de Dezembro. Com a participação de 7 clubes, o campeão da J.League, (Japão), Urawa Reds, vai se juntar aos 6 campeões continentais.
Equipas apuradas:
Europa: Milan-Itália
América do Sul: Boca Juniors- Argentina
América do Norte: Pachuca- México
Oceania: Waitakere United-Nova Zelândia
África: Étoile du Sahel-Tunísia
Ásia: Stepahan-Irão
Japão: Wrawa Reds
3 Estádios acolhem o torneio inter-clubes do Japão:
A final será disputada em 16 de Dezembro, próximo domingo, no Estádio Yokohama, de boa memória para o Brasil, onde o capitão Cafu ergueu a quinta Copa do Mundo do escrete canarinho, em 2002.
O campeão do Mundial de Clubes arrecadará 5 milhões de dólares, entre os 16 milhões destinados aos vários prémios por equipas e individualmente.
O ponta-pé de saída, foi dado ontem, com o Sepahan do Irão a vencer os neozelandeses do Waitakere United por 3-1.
Calendário do Campeonato Mundial Inter-Clubes
PLAY OFF INICIAL
Jogo 1
07/12/2007 - Sexta-feira SEPAHAN X WAITAKERE UNITED (3-1)
PRIMEIRA FASE
Jogo 209/12/2007 - Domingo ETOILE DU SAHEL x PACHUCA
(12:30 pm- Fox Soccer), Canal 256 Dish Network
Jogo 3
10/12/2007 - Segunda-feira URAWA REDS x SEPAHAN
SEMI FINAL
Jogo 4 12/12/2007 - Quarta-feira VENCEDOR JOGO 2 x BOCA JUNIORS
Jogo 5 13/12/2007 - Quinta-feira VENCEDOR JOGO 3 x MILAN
DECISÃO DO 3º LUGAR
Jogo 616/12/2007 - Domingo PERDEDOR JOGO 4 x PERDEDOR
FINAL
Jogo 7
16/12/2007 - Domingo VENCEDOR JOGO 4 x VENCEDOR JOGO 5
Se a equipa de Já vencer o representantante da América do Norte, o Pachuca, vai medir forças com o Boca Juniors da Argentina.
Por: Valdir Alves (http://www.caboverdeonline.com)
No comments:
Post a Comment