
O ex-internacional sueco, de ascendência cabo-verdiana, Henrik Larsson, encontra-se em Cabo Verde, para um curto período de férias e conhecer a terra natal do pai.
Em entrevista à Rádio de Cabo Verde, Larsson disse que sempre teve o desejo de conhecer a terra dos pais e que razões profissionais sempre adiaram esse sonho que só concretiza agora.
O antigo avançado do Barcelona (Espanha) e do Manchester United (Inglaterra) explicou que durante a sua carreira teve o privilégio de jogar ao lado de grandes executantes, facto que, segundo ele, em parte, explica a razão do sucesso conseguido.
Em relação ao futebol cabo-verdiano Larson disse que não conhece nada, mas que torceu por Cabo Verde no jogo da final da Taça Amílcar Cabral com o Mali, confronto em que selecção nacional viria a perder por 2-1.
Larsson, que é filho de pai cabo-verdiano, originário da Ilha da Boa Vista, conta com 36 anos e recebeu a sua primeira chamada à selecção em 1992, ajudando a Suécia a conseguir o 3º lugar no Campeonato do Mundo de 1994.
Este avançado, começou a jogar no o Högaborgs BK, marcando 23 golos em três anos, antes de se transferir para o Helsingborgs IF, clube da sua cidade natal, em 1992.
Depois de apontar 34 golos em 31 jogos, mudou-se para os holandeses do Feyenoord e chegou ao Celtic em 1997, clube onde se notificou como uma dos melhores avançados do mundo.
Em 1998/99, Larsson marcou 29 golos, mas fracturou a perna em dois sítios numa partida da Taça UEFA, com o Olympique Lyonnais. No início da época seguinte, regressou para ajudar o Celtic a conquistar campeonato, Taça da Escócia e Taça da Liga.
A grande forma de Larsson continuou em 2001/02, época em que marcou 53 golos em todas as competições, incluindo três na UEFA Champions League, e ganhou a Bota de Ouro.
Em 2002/03, contribuiu com mais 28 golos e marcou 10 no caminho para a final da Taça UEFA, em que bisou, mas não conseguiu impedir a derrota frente ao FC Porto, por 3-2.
No início da época, 2003/04 Larson bateu o recorde de golos em provas europeias para jogadores a actuar na Grã-Bretanha, quando marcou o seu 31º na vitória, por 4-0, sobre o MTK Hungária FC, na pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
O seu contrato com Celtic expirou e Larsson optou por ingressar no FC Barcelona, tendo já regressado ao Celtic Park, onde marcou, mas pelo clube catalão. Larsson jogou ainda mais uma época no Manchester United, antes de regressar ao Helsingborgs IF, seu clube de coração.
Inforpress
No comments:
Post a Comment