Tuesday, March 11, 2008

Cabo-verdianos ganham brasileiros em Miami


Por Álvaro Ludgero Andrade /
Publicado Sunday, March 09, 2008


Uma equipa de cabo-verdianos radicados no sul da Flórida venceu uma congénere de brasileiros neste sábado, em Miami, por 3-2. Foi o primeiro passo para a construção de uma equipa de crioulos que, segundo seus dinamizadores, pretendem mostrar nas terras do Tio Sam que o futebol ainda lhes corre nas veias.

Os cabo-verdianos que deixam o norte dos Estados Unidos para se radicarem na Flórida, não o fazem apenas para fugir do frio. Aqueles que sabem jogar a bola querem aproveitar o bom tempo, o ano inteiro, nesta parte do país, para jogar e, também desta forma, levantar a bandeira de Cabo Verde.

Luiz Boby, célebre camisa 6 da Académica do Mindelo nos anos 80, é o grande impulsionador dessa iniciativa que conta com o apoio do empresário Edy e do técnico Tony, ambos portugueses. Da ideia ao primeiro jogo foi apenas um passo e neste sábado, 8 de Março, os crioulos apareceram em Miami, equipados a rigor – à Futebol Clube do Porto – para enfrentar uma equipa de brasileiros que vivem em Miami, o São Paulo.

A formação “da terra” apresentou alguns nomes conhecidos do futebol cabo-verdiano, como Jair (ex-jogador da selecção nacional, do New England Revolution entre outros clubes) Sérgio (ex-Sporting da Praia) e o já citado Luiz Boby. Foi possível ver outras caras menos conhecidas, mas de bom valor, como Né, Abe, Lipi, Djô Coronel, só para citar alguns.

Antes do apito inicial do árbitro – por sinal nada amigo dos cabo-verdianos - , poderiamos ter classificado o jogo apenas como um pretexto para cabo-verdianos e brasileiros fazerem uma assada, bem regada de cerveja e vinho. Mas não! A partida foi encarada a sério e viu-se um muito bom futebol. E foi bom ver jogadores como Luis Boby, Jair, Sérgio, Né, Abe, entre outros, que ainda sabem tratar a bola.

No primeiro tempo, os crioulos mostraram-se bem melhores, dominaram a partida, mas, para variar, não atiraram à baliza. Depois de tanta pressão, aos 25 minutos, Roger marcou o primeiro golo (foto) para o gaúdio de alguns familiares que viajaram de Orlando para acompanhar os atletas.

No segundo tempo, e jogando a favor do vento, os brasileiros acertam o seu jogo e carregaram sobre a baliza crioula. O facto da equipa cabo-verdiana ter apenas um suplente e de ter ficado sem o defesa, Né, durante vários minutos devido a lesão, complicou ainda mais a situação. E foi assim, com alguma naturalidade, que os brazucas viraram o jogo com dois golos, aos 2 e aos 15 minutos.

Com o resultado desfavorável, os cabo-verdianos arregaçaram as mangas e deram a volta por cima. Jair, numa excelente jogada individual, fez o empate e, quase no cair do pano (40 minutos), Djô Coronel marcou um golo de antologia: um chapéu ao guarda-redes brasileiro praticamente desde a linha de fundo. Um golo que lhe valeu uma taça, enquanto o defesa Sérgio ficou com o troféu de melhor jogador.

Em festa terminava essa primeira aventura dos crioulos que, segundo Luis Boby, foi apenas o primeiro passo. Agora, de regresso a Orlando onde quase todos moram, os jogadores pretendem dar forma a uma equipa que já conta com o apoio de Edy, um empresário português apaixonado pelo futebol e que pretende levar esse projecto avante.

Para já, ele lançou um desafio à equipa cabo-verdiana: preparar-se para um torneio que se realizará em Janeiro de 2009 aqui na Flórida, com a presença de um clube de Portugal. Luis Boby assegura que os atletas que vieram a Miami estão interressados e que a equipa está aberta a todos aqueles que desejarem trabalhar em prol de uma representatividade cabo-verdiana junto da comunidade imigrada nos Estados Unidos, também no futebol.
Visaonews

No comments:

Post a Comment