Thursday, March 13, 2008

Rotchinha” ganha pista de atletismo

O boxeur Jorge “Tyson” descobriu um novo sítio para fazer os seus treinos ao ar livre, em S. Vicente. Trata-se do “Alto da Meteorologia”, cujo monte foi transformado numa pista de atletismo, com subidas e descidas propícias aos exercícios de resistência e de velocidade. “Já é a terceira vez que faço treinos aqui e estou a gostar”, confessa o boxeur, enquanto faz os seus alongamentos no ponto mais alto da nova pista e que oferece uma vista panorâmica sobre a baía e a cidade do Mindelo. Satisfeito com essa “oferta” da Câmara de S. Vicente, “Tyson” tenciona continuar a fazer os seus exercícios físicos no alto da Meteorologia, também conhecido por “Rotchinha”.


Nos seus três quilómetros de extensão, a pista de “Rotchinha” alberga uma série de subidas e descidas, adaptadas às inclinações naturais do terreno. As rampas podem ser usadas perfeitamente para a preparação da musculatura das pernas e do treino cardiovascular. Neste momento, vários atletas e clubes, que costumam fazer as suas corridas à noite, já “transferiram” os seus treinos para esse sítio.
“Muitas pessoas vêm para aqui e penso que daqui a pouco tempo, especialmente no Verão, não vai haver espaço para tanta gente. Isto porque as pistas são estreitas e há muitos cruzamentos. Além disso, a Câmara vai ter agora de iluminar este sítio, por motivos de segurança e de cosmética, também”, defende Lolita Santos, 30 anos, apanhada por “Lance” enquanto fazia o seu jogging. Uma das situações que neste momento preocupa esta atleta é o facto de várias crianças andarem a usar garrafões e tampas de tambores para fazerem “esqui” na maior descida de “Rotchinha”.

“Sentam-se nos garrafões e deslizam a toda a velocidade para baixo. Isto, além de ser perigoso para quem treina, contribui para danificar o piso. Alguém precisa pôr cobro a isto, enquanto é tempo”, defende esta jovem.
Paralelamente aos trilhos cruzados, que se entrelaçam em diversos pontos, este campo de treino possui dois grandes círculos de cimento apropriados para os exercícios de alongamento e de relaxamento. Segundo José P. Mariano, vereador do Desporto, esses pontos vão ser equipados com materiais de manutenção física, à semelhança daquilo que foi feito na praia da Laginha.
A construção desta pista tem por objectivo retirar os desportistas das vias de circulação, como as estradas de São Pedro e da Marginal. Esta área, diz Mariano, será iluminada e transformada num pulmão verde, com plantação de árvores. No entanto, a Câmara de S. Vicente terá de resolver o problema de um esgoto que passa por entre a montanha e que anda a destoar com o ambiente desportivo que “Rotchinha” respira neste momento. A pista, cuja obra custou dezassete mil contos, totalmente suportados pela edilidade mindelense, vai albergar ainda um quiosque de vendas e casas de banho.
Asemana

No comments:

Post a Comment