Monday, July 28, 2008

VI Jogos da CPLP: Cabo Verde e Guiné Bissau empatam

As equipas de futebol de Cabo Verde e da Guiné-Bissau empataram a uma bola ontem, Domingo, no segundo dia da VI edição dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que decorre no Maracanã, no Rio de Janeiro, Brasil. Cabo Verde e Guiné-Bissau integram o Grupo A da qual também faz parte Angola. Os angolanos estreiam-se hoje, segunda-feira, diante da Guiné-Bissau.


Moçambique começou bem, ao vencer em grande parte das modalidades em que participa, tendo batido a equipa de Timor-Leste por 1-0, isto no Grupo “B”, considerado o mais forte por também incluir Portugal e Brasil. Moçambique volta a entrar em campo hoje, frente à Portugal, terminando a primeira fase na sexta-feira com o anfitrião Brasil.
Refira-se que, neste torneio de futebol, não haverá o habitual cruzamento entre os primeiros e segundos classificados dos grupos. Os primeiros classificados vão disputar a final e os segundos lutarão pelo terceiro. Em andebol os crioulos sofreram sua primeira derrota frente a Moçambique por 20-30 e defronta Angola hoje.
Martinho da Vila homenageado
O cantor brasileiro Martinho da Vila, Embaixador da Boa Vontade da CPLP, foi homenageado na cerimónia de abertura dos VI Jogos da CPLP, e foi efusivamente aplaudido pelos presentes. A cerimónia foi ainda marcada pela entrada de mais um membro nos Jogos, o Timor-Leste.
Depois do ministro brasileiro dos Desportos, Orlando Silva Jr., desejar boas vindas, enaltecendo os laços de solidariedade e fraternidade entre os países da comunidade, o seu homólogo angolano, Albino da Conceição, presidente em exercício dos Conselho de Ministros do Desporto da CPLP, destacou o facto de pela primeira vez os Jogos contarem com a participação efectiva de todos os seus oito membros.
Asemana

No comments:

Post a Comment