Thursday, September 18, 2008

Capoeiristas crioulos são impedidos de viajar para Portugal

O site Portal da Capoeira noticiou que dois capoeiristas cabo-verdianos, da Associação Capoeira Liberdade de Expressão, foram impedidos de representar o país no evento "Nosso Encontro" em Évora, Portugal, que aconteceu entre os dias 12 e 14 de Setembro. Eles tiveram seus vistos negados e não conseguiram embarcar.

“Os jovens ficaram com o carimbo de indeferido em seus passaportes, situação que irá sempre dificultar a entrada destes cidadãos de Cabo Verde em outros países”, revela o texto. O site afirma que os capoeristas preparam-se durante mais de um ano e meio para a viagem “à custa de muito trabalho, dedicação e economia” e, por isso, estão frustrados.
O líder da Liberdade de Expressão, Mestre Carlos Xexéu, reagiu ao tomar conhecimento do facto. “O que aconteceu com estes dois meninos é de extremo mau gosto e uma completa falta de vergonha”, revolta-se. Xexéu garante que a única intenção que levava os crioulos à Europa era a de difundir os valores da arte afro-brasileira. O mestre também destacou o trabalho social do seu projecto. “Aqui na Associação eles aprendem artesanato, capoeira e, o mas importante, aprendem valores de um cidadão”, conclui.
Fonte: Portal da Capoeira (portaldacapoeira.com)
Asemana

No comments:

Post a Comment