Monday, October 13, 2008

CAMPEONATO DA NELASA: Um dos muitos exemplos positivos da nova geracao


Agora que já estamos na recta final do campeonato da NELASA seria a altura ideal, acho eu, para analisar o primeiro ano da Nelasa sobre o total comando dos Cabo-verdianos.

A NELASA, produto da LASA (Luso-American Soccer Association, criada em 1973) e NESA (New England Soccer Association,criada em 1998 ) que foi uma entidade criada por imigrantes Portugueses da zona de New England em 2001, foi por vários anos, quase que na sua totalidade, composta por clubes Portugueses.

Mas com o decorrer dos anos as equipas Cabo-verdianas começaram paulatinamente a substituir as equipas Portuguesas, eis a minha Caboverdianidade falando, devido ao enorme fluxo de grandes talentos que militavam em vários clubes nacionais e que chegaram aos "States"nos finais do século passado e logo no principio do milénio, tais como o Nelo Tambarina, ex-Sporting clube Praia, o Abel do Desportivo, o Jair, ex-CSKA da Bulgaria, o Zito Mima, ex-Predio, o Zé di Pexa, ex-Sparta de Rotterdam e muitos mais que chegaram recentemente, bem como putos que vieram ainda em “diapers”, como e o caso do jovem talento Sandro da Alianca, do Valdano e muitos outros.

Hoje com uma direcção totalmente cabo-verdiana, e ja com dezoito equipes, o júri ainda está por ser constituído, eis que emerge um novo líder na pessoa de Mario Santos, aka Betinho, o actual presidente da NELASA.




Durante o seu primeiro mandato Betinho, um ex jogador da Nelasa, tem mostrado ser um líder à altura, não só pela forma como tem sabido lidar com algumas decisões menos populares que tiveram de ser tomadas, bem como pelo facto, embora tenha que equilibrar a vida de imigrante, chefe de família e o cargo de Presidente da NELASA, e as devidas demandas que dai advenham, de sempre se disponibilizar a falar com a midea acerca do estado da liga e a sua capacidade de tomar decisoes para o bem da integridade da liga.


No entanto de certeza que ouve algumas controvérsias, mas qual liga que não as tem ou nunca as teve.
Pois, a direcção da NELASA, liderada por Betinho, no seu primeiro ano de mandato presidiu a um campeonato com 18 equipas, realizou a Taça da NELASA e o jogo entre a selecao do grupo A e a do grupo B da NESALA.
Dirigir uma liga em que praticamente todos os dirigentes, tanto dos clubes como da direcção, estão a exercer tal função pela primeira vez é uma tarefa muito dura.
Mas uma coisa é certa: com o término do campeonato já “a vista curta”devemos todos nos orgulharmos de ter feito parte, de um modo ou de outro, do primeiro campeonato nas terras do Uncle Sam cem porcento Cabo-verdiano!
Aliás, a geração do Betinho, a geração desta nova NELASA é uma geração de muitos recursos e de muita ambição que paulatinamente vem se tornando a norma na nossa comunidade.




Finalmente, na minha opinião, houve algumas falhas sem dúvida, mas ninguém, aliás pelo bem da imparcialidade seja bom que o digamos, poderia exigir perfeição no primeiro ano de mandato duma direcção "caloira" que assumiu a direcção da liga quase que "à queima-roupa".

Gabriel Livramento (criolosports.com)

1 comment:

  1. O Caboverdiano quando quer pode faser milagres, nao e por acaso que tivemos na nossa cultura os grandes assim como Teixeira de Sousa, Baltazar Lopes, Amilcar Cabral etc, etc...
    Nao e de ademirar quando isto acontece, somos capases de exercer qualquer funcao tanto em Cabo Verde como em qualquer outro pais.Ja fomos, somos e sempre seremos esse deve ser o nosso lema.

    ReplyDelete