Thursday, October 2, 2008

ESCOLA DE FUTEBOL DOS VASQUIANOS COMEMORA PRIMEIRO ANIVERSÁRIO





28-9-2008
ESCOLA DE FUTEBOL DOS VASQUIANOS COMEMORA PRIMEIRO ANIVERSÁRIO

Criada com o intuito de trabalhar a socialização de crianças e adolescentes por meio do desporto, "e prepará-los para o futuro" a escola de formação de futebol, "Escola Nando", da Associação Desportiva e Recreativa Vasquianos (ADRV), de São Vicente, completou o seu primeiro aniversário, no passado dia 22 do corrente mês.
Para assinalar a data, desde esse dia, a direcção da ADRV vem cumpriu um leque de actividades desportivas, informativas e recreativas. Para culminar as comemorações, na amanhã de hoje foi realizado uma série de acções onde se destaca a realização de uma palestra para os jovens sobre um tema da actualidade que afecta esta camada. Ainda foram entregues alguns incentivos e prémios aos monitores e formandos da escola e os colaboradores deste projecto.
Como não podia ser diferente, durante a tarde de hoje, está previsto a realização de jogos envolvendo as crianças da jovem escola no polidesportivo do bairro Bela Vista.
Mantida com o apoio da Câmara Municipal da ilha, da Direcção Geral dos Desportos, do Ministério da Infra-estruturas e Transportes, entre outras entidades privadas, esta escola tem, neste momento, 100 crianças de Bela Vista, uma das comunidades carentes de São Vicente.
"O nosso objectivo não é apenas a nível do futebol mas, temos a vertente social, que é o mais importante. Estamos inseridos num bairro carente, com crianças que passam por algumas dificuldades e queremos preparar homens para um futuro de amanhã" diz o coordenador da escola, Luís Oliveira, conhecido no meio futebolístico por Baessa.
A intenção da ADVR é evitar o ócio dessas crianças e adolescentes por meio da prática de actividade física. "Os nossos jovens desportistas não pagam nada por estar nesta escola".
"Existem muitos pedidos para inscrições mas, por hora, não aceitamos mais alunos por fala de meios, por exemplo falta de equipamentos", diz Baessa.
Neste momento, a escola funcionam com quatro turmas de actividades por faixa etária: de seis a oito anos, oito a 10, 10 a 12 e de 12 a 14 anos. Para cada turma existe um monitor.
De realçar que de Bela Vista saíram importantes nomes do futetebol de São Vicente e de Cabo Verde. O coordenador da escola recorda alguns: "Djak, Nhô Beta, Gut, Tita, Tinoca, de geração mais recente temos Nand, Tony, entre outros".
Quem sabe desta escola não vão sair novas promessas para o futebol nacional. "Nós vamos trabalhar para ver se fazemos projecção de alguns jogadores daqui da Bela Vista", disse Baessa.


Expressodasilhas

No comments:

Post a Comment