Wednesday, October 8, 2008

NELASA na Recta Final



Fidjos Terra e Emigrantes podem fazer a dobradinha

Fidjos Terra e Emigrantes, de Brockton, Clube Tabanka e Strela Negra de Boston, são os quatro semi-finalistas dos Playoffs da NELASA e consequentemente os quatro candidatos ao título da época 2008 da liga cabo-verdiana de futebol nos EUA.

Os jogos estão já calendarizados para o próximo sábado, dia 11. Fidjos Terra, uma das mais antigas equipas do futebol local, medirá forças com a sensacional Strela Negra, uma das mais jovens formações da região, às duas horas da tarde no campo PIC em Brockton.



No mesmo campo, mas às 4 horas, o Emigrantes, a mais antiga equipa da região, vai defrontar o sempre temível clube Tabanka que vai defender o título de campeão da NELASA, temporada 2007.

Será um duelo interessante entre a cidade dos campeões: Brockton e a capital de Massachusetts: Boston Dessas equipas, apenas o Strela Negra ainda não sentiu o sabor do título de campeão da NELASA.

Oito equipas participaram na primeira ronda dos Playoffs, com os seguintes resultados:
Fidjos Terra-Dínamo da Brava ........1-0
Emigrantes-Mindelo Association .....3-0
Sporting RI- Strela Negra................. 2-3
Nôs Bandera -Clube Tabanka ...........0-2



Fidjus Terra e Emigrantes com hipótese da dobradinha As duas mais antigas equipas desta liga poderão obter a dobradinha, isto é se tiverem sucesso na Taça da NELASA.

Nessa prova, Fidjus Terra já tem adversário: Boston Boys, enquanto que o Emigrantes espera pelos resultado dos encontros entre Strela Negra e Aliança, esta quinta-feira, às 7 horas da noite em Boston, cujo vencedor terá pela frente, o Tarrafal.

Para se chegar às meias finais da Taça, o Boston Boys venceu Desportivo de Curral Grande por 3-2, enquanto que Emigrantes goleava Dínamo por 5-1 e Fidjos Terra levou a melhor sobre Juventude por 2-4.

A calendarização dos restantes jogos dos Playoffs e Taça, é a seguinte:

11 de Outubro: Segunda Jornada dos Playoffs (Semifinal)
18 de Outubro: Terceira Jornada da Taça (Semifinal)
25 de Outubro: Final da Taça
1 de Novembro: Final do campeonato
8 de Novembro: Super Taça

Segunda Divisão em 2009
Como tinha sido previamente esclarecido, ainda na fase preparatória do arranque da liga, o campeonato da NELASA 2009, vai contar com duas divisões, proporcionando, segundo os dirigentes da Liga, uma maior competitividade entre os participantes.

O que é certo, a NELASA ou seja a liga cabo-verdiana de futebol está de parabéns.
Não é fácil movimentar mais de 400 jovens, para além de dirigentes e treinadores, pelos diversos campos de Massachusetts e Rhode Island.

Os jovens dirigentes estão de parabéns, pela titânica luta de providenciar árbitros à altura e todos os démarches que uma organização de tal envergadura exige, sem os meios financeiros necessários a uma dinâmica que se deve imprimir a uma iniciativa como essa.

A Liga contornou dificuldades inerentes a uma organização cabo-verdiana desprovida, como sempre, das melhores condições. Estabeleceu sua sede. Criou um website e manteve as equipas participantes, actualizadas com os factos e ocorrências, como mandam as regras.

Aqui está um projecto de integração e ocupação dos tempos livres dos jovens, que devia ser acarinhado por todos: entidades oficiais e individuais, grupos associativos, pais e encarregados de educação, enfim todos aqueles que se preocupam em ver uma comunidade cabo-verdiana de jovens que se envolvem em actividades sadias e positivas.

Resta apenas limar algumas arestas. Mas uma coisa é certa:

O almejado sonho de uma LIGA CABO-VERDIANA DE FUTEBOLO NA AMÉRICA, foi e é (finalmente) uma realidade!!!


Por: Valdir Alves

No comments:

Post a Comment