Sunday, November 30, 2008

Transferência de Penha: Sporting e Boavista novamente em rota de colisão


O Sporting e o Boavista estão novamente em “litígio”, agora por causa do jogador Penha. O médio assinou contrato com o Boavista por duas épocas na pré-temporada e pouco tempo depois partiu para Luanda onde fez uma experiência no Interclube.

O jovem agradou e rubricou um contrato, válido para duas épocas, com o clube angolano a contar a partir do próximo mês de Janeiro. Nesse meio tempo o Sporting, clube a que Penha estava vinculado na época 2007/2008, escreveu ao Interclube para dizer que Penha era jogador leonino até finais de Setembro. Tudo isso causou algum mal-estar.
Os dirigentes do Boavista contactados por LANCE confirmaram a sua “indignação” perante mais este episódio que ameaça manchar as relações entre os dois clubes. Sublinham que “Penha é jogador do Boavista desde o passado mês de Agosto” e não entendem por que “o Sporting escreveu ao clube de Luanda a pedir alguma verba para permitir a transferência do médio”. Os dirigentes acreditam, contudo, que a pretensão do Sporting não fará eco, uma vez que as conversações com o Interclube estão no bom caminho e já enviaram todos os documentos comprovativos de que o médio é jogador do clube axadrezado.

O vice-presidente do Sporting, Paulo Veiga, devolve as críticas aos boavisteiros e esclarece que o seu clube não reivindica nenhuma verba pela transferência de Penha. “Se alguém está a agir de má-fé são os dirigentes do Boavista, que começaram a negociar com o Interclube antes do atleta assinar pela equipa axadrezada. Nós dissemos ao Interclube que só a partir do fim da época em Cabo Verde (mês de Setembro) podiam negociar com o Boavista, porque até lá Penha era nosso jogador,” anota Veiga.
Recorde-se que, há quatro meses, as duas equipas da cidade da Praia envolveram-se num episódio idêntico por causa de Babanco. Os boavisteiros já tinham em marcha todo o processo de transferência de Babanco para a Académica de Coimbra, mas o Sporting da Praia contactou a equipa de Coimbra informando que o médio ainda era jogador do Sporting pelo que qualquer negociação deveria ser conduzida pelo clube leonino. Esse facto acabou por fazer inviabilizar o desejo do atleta de chegar ao futebol profissional. O jogador e o seu empresário manifestaram publicamente, numa reportagem televisiva, a sua insatisfação por esse episódio comentando que a “ganância” dos dirigentes impediu o jogador de rumar para um futuro melhor.
Agora, quatro meses depois, e quando o campeonato regional já vai na sua quarta jornada, agora é Penha que coloca novamente os “leões” em rota de colisão com o Boavista. O jogador encontra-se neste momento na Praia e irá evoluir na equipa do Boavista até à sua partida para Luanda, uma vez que o Girabola (campeonato angolano da primeira divisão) começará em Janeiro.
A Federação Cabo-verdiana de Futebol terá uma palavra a dizer, uma vez que a Federação Angolana já solicitou o certificado internacional do jogador.

Asemana

No comments:

Post a Comment