Monday, December 8, 2008

Batuque dá recital de andebol e conquista a Taça da Juventude


O Batuque deu um show de andebol em cima da Académica, ontem (04), no Polidesportivo de Monte Sossego, na decisão do título do Torneio da Juventude de São Vicente. A equipa dirigida por Jorge Graça (Faca), implacável na defesa e muito eficiente no ataque, transformou a final num autênctico recital de como se joga andebol e derrotou os negros, reforçados por Voz e Bobó, por 17 golos de diferença, (36 - 19).

A Académica não teve argumentos e foi impotente para discutir a decisão em igualdade de circunstância, limitou-se a ser um time laboratório para os testes do Batuque. Nem a marcação que tentaram impôr em cima do capitão Adelino Duarte (Didi), o filósofo do time, é ele que pensa as jogadas, deu resultados, pelo contrário.

Apesar da veterania de Didi, inteligência, passes letais e dribles desconcertantes, ainda são sua marca registada. Bem apoiado por Tchatcha e Antão que iniciou o jogo no banco, apresentaram várias soluções atacantes que deixaram desorientados e sem norte os rapazes da Micá, que terão de treinar muito para evitarem novas goleadas.

O Jogo

A Académica que entrou no jogo com o lateral-direito Eliseu no sete inicial, saiu atrás no marcador, apartir de 1' e 48'', tendo empatado poucos segundos depois (1 a 1). Nunca mais a Micá teve sossego, daí pra frente foi um autêntico bombardeio do ataque do Batuque que foi ampliando o placar e chegou ao intervalo com uma vantagem de dez golos (19 - 9).

A entrada de Antão aos 5 minutos, foi determinante para retirar aos rapazes de negro o sonho de perderem por uma margem mínima. O Batuque com uma ótima circulação de bola, obrigava a defesa negra a abrir buracos e nem o time-out pedido pelo técnico Jean Pierre Spencer foi capaz de quebrar o ritmo do time do guarda-redes PEM que não teve dificuldades para segurar os remates inofensivos dos negros.

No segundo tempo o clube de Alto Mira Mar que na época antrior viu quebrada sua hegemonia de uma década, no andebol local, não teve piedade de Bobó, Voz, Tchukin, Flávio e Cª e continuou a marcar, aproveitando as bolas que sua defesa ganhava e lançava em contra-ataques mortíferos e ainda eram ajudados pelo guarda-redes Gilson Djuff que não sair da baliza para dificultar-lhes a ação.

Na etapa complementar, o Batuque marcou 17 golos, sofreu apenas 9 e fechou a aula de magna de andebol com o marcador em 36 - 19. Destaque para Emerson Oliveira (Tchatcha) do Batuque, o melhor jogador da competição. Domingos Tavares (Voz) da Académica foi o melhor marcador da competição com 20 golos.

Antão Fortes, um dos craques que foi mestre nesse jogo, disse ao Nha Terra Online que ganahr o torneio foi bom, mas que o mais importante foi ganhar uma equipa e criara um espírito de grupo para recuperarem o que o Batuque foi sempre no andebol.





Ficha Técnica


BATUQUE 36 X ACADÉMICA 19


Local: Polidesportivo de Monte Sossego (Mindelo - São Vicente)
Árbitros: Orlando Morais e Celestino Duarte (Salesta)
Oficiais de Mesa: Daniel Semedo e Artemisa Ganeto


BATUQUE
12 - Pedro Morais GR (PEM); 9 - Emerson Monteiro (Mará) [2 golos]; 17 - Emerson Oliveira (Tchatcha) [10]; 6 - Adelino Duarte [7]; 13 - Filinto Brito (Fifi) [3]; 11 - Silvio Fontes [2] e 2 - Jorge Delgado [3]
Suplentes: 4 - Antão Fortes [6]; 5 - Odair Rodrigues; 7 - Dionísio Évora (Niche) [2] e 10 - Paulo Fortes (Beb's) [1]

Técnico: Jorge Graça (Faca)
Oficial A: Raimundo Monteiro


ACADÉMICA
1 - Gilson Djuff GR; 3 - Eliseu dos Santos [1 golo]; 7 - Jaílson Costa (Bobó) [8 golos]; 5 - Edson Barbosa [2]; 9 - Flávio Mota; 10 - Domingos Tavares (Voz) [8] e 8 - Elton Mosso (Tchukin)
Suplentes: 2 - Gilson Morais; 4 - Adilson Chantre (Chande); 6 - Edivaldo Lopes; 11 - Angelo Ramos (Goraj); 12 - Yanik Oliveira; 13 - Hermes Soares e 15 - Marcos Andrade

Técnico: Jean Pierre Spencer
Oficial A: Alcindo Gomes (Lamna)


Ação Disciplinar
Amarelo: Edson Barbosa [Académica]
2 Minutos: Jorge Delgado, Antão Fortes e Sílvio Fortes (2) [Batuque]; Jaílson Costa, Elton Mosso e Hermes Soares [Académica]
Nhaterra

No comments:

Post a Comment